Extrativistas fortalecem parceria com governo do estado

Durante a reunião assuntos como: floresta plantada, piscicultura e subvenção da borracha estiveram em pauta (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Durante a reunião assuntos como: floresta plantada, piscicultura e subvenção da borracha estiveram em pauta (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Representantes do setor extrativista do estado estiveram reunidos, nesta terça-feira, 6, com o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Carlos Edegard de Deus, o secretário de Estado de Articulação Institucional (SAI), Francisco Nepomuceno, e os deputados estaduais Lourival Marques e Leila Galvão, na sede da Cooperativa Central de Comercialização de Extrativistas  do Acre (Cooperacre), para reafirmar parcerias e traçar novas metas para 2015.

Atualmente a Cooperacre é formada por cerca de 20 cooperativas e associações, distribuídas em dez municípios acreanos, conta com uma estrutura de 30 galpões comunitários, quatro galpões centrais e cinco indústrias para beneficiamento de castanha, polpas de frutas e látex.

Tião Aquino, diretor da Cooperacre, abriu a reunião destacando a constante ajuda do governo do estado. “Todos nós somos reconhecedores de tudo que o governador Tião Viana tem feito por nós. São investimentos que fizeram toda a diferença nas nossas vidas e na vida de milhares de famílias acreanas”, avaliou.

Durante a reunião assuntos como: floresta plantada, piscicultura e subvenção da borracha estiveram em pauta. Na oportunidade Carlos Edegard de Deus, explicou que a gestão de Floresta passa a ser da Sema.

“Estamos reafirmando nosso compromisso com toda a classe extrativista do estado e nos colocando à disposição para construir uma parceria, ainda mais fortalecida, com todos vocês, em especial, nesse novo momento em que a floresta, com exceção do setor moveleiro e da indústria, passa a integrar a estrutura da Sema”, ressaltou.

Outra pauta importante foi o fortalecimento da educação na zona rural. “Vocês têm um grande potencial para ajudar o governo do estado nesse novo momento em que o governador Tião Viana, tem o desafio de erradicar o analfabetismo em maiores de 15 anos”, disse o deputado estadual, Lourival Marques.

Para o secretário de Estado de Articulação Institucional, Francisco Nepomuceno, todas as conquistas alcançadas são resultado da boa relação que o governo do estado mantém com os extrativistas e demais segmentos. “O nosso compromisso é garantir um diálogo permanente com todas as classes para que os avanços continuem”, ressaltou.