Expoacre traz ações inéditas para a edição 2019

De 27 de julho a 4 de agosto, a 46ª edição da Expoacre irá funcionar das 9 às 22h

Com a aproximação da Expoacre, que terá início no dia 27 de julho, sábado, o Parque de Exposições recebe ampla reforma para a grande feira, que neste ano, traz novidades e atividades inéditas.

A Expoacre 2019, que tem como promotores o Governo do Estado do Acre e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, é a vitrine dos negócios do Acre, sejam eles grandes ou pequenos, expondo tudo o que é produzido, criado e fornecido no estado. A Expoacre 2019 tem como tema “agronegócio, indústria, comércio e entretenimento”, reforçando o agronegócio como chave para o novo modelo de desenvolvimento socioeconômico do Acre.

Olhando para as potencialidades existentes, dentre elas o empreendedorismo, o governador Gladson Cameli confiou a coordenação geral da feira, à secretária de Empreendedorismo e Turismo do Estado, Eliane Sinhasique. “Nossos secretários estão largamente envolvidos, mas essa tarefa precisava do olhar de uma mulher, elas que especialmente são mais detalhistas. E a secretária Eliane está empenhada em todas as questões, realizando com muito esforço o que idealizamos para esta edição. Nossa visão é macro, e o agronegócio é o eixo central para o fortalecimento da nossa economia”, declara o governador. ​

Expoacre terá início no próximo dia 27 de julho com a tradicional cavalgada Foto: Arquivo/Secom

Ainda no mês de junho, foram iniciadas as obras e limpeza dos espaços, planejamento de ações e projeto estrutural da feira de exposição. No que tange à infraestrutura do parque, as reformas de revitalização das arquibancadas e o palco da Arena de Shows, até o entorno do Parque de Exposições, com a recuperação dos acessos e do estacionamento, estão em andamento.

Em 2019, a Expoacre promove atrações para movimentar a economia local e fomentar o turismo e a gastronomia durante todo o dia, das 9 às 22h. No centro do Galpão Institucional do Governo foi criado o Auditório Rio Acre, onde serão ofertados cursos e palestras diariamente. Temas que vão do empreendedorismo ao melhoramento genético animal serão ministrados, tanto no auditório Rio Acre, quanto nos demais ambientes institucionais presentes na feira.

“A Expoacre é uma vitrine e queremos que ela seja realmente um grande espaço de negócios com a exposição de tudo o que é produzindo no Acre, inclusive de obras dos escritores acreanos. A Academia Acreana de Letras, por exemplo, terá seu espaço para divulgar o trabalho e, claro, os livros que são escritos por acreanos. Mais que uma novidade, uma homenagem à nossa literatura”, ressalta a secretária.

Expoacre o dia todo

Diferente das edições anteriores, a 46º edição da Expoacre irá funcionar durante o dia, das 9 às 22 horas. As programações serão voltadas ao agrobussines, realização de palestra e mostra de trabalhos, tanto do serviço público, quanto do setor privado.

Os visitantes contarão com exposição das atividades realizadas pela Polícia Militar, Exército Brasileiro, Departamento de Trânsito, leilão de animais, apresentação de projetos direcionados ao meio ambiente, distribuição de mudas, museu tecnológico, entre outras atividades relacionadas à inovação e principalmente ao agronegócio sustentável.

Cavalgada

A concentração para a tradicional Cavalgada, com o retorno das comitivas, está marcada para as 6h30 da manhã, na Gameleira, e seguirá pela Via Chico Mendes; a dispersão se dará na rotatória do Arena da Floresta. Vale ressaltar que a saída será feita primeiro com os cavalos que terão percurso menor. As inscrições dos cavaleiros podem ser realizadas até o dia 25 de julho, no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), localizado no bairro do Aviário.

Galpão Institucional do Governo do Estado do Acre

Uma das grandes novidades é que a estrutura governamental irá funcionar dentro do parque de exposições.

O objetivo é aumentar, ainda mais, o fluxo de pessoas no local e assegurar o sucesso da feira agropecuária, assim, parte da estrutura governamental, incluindo o gabinete do governador Gladson Cameli, Casa Civil, secretaria de Estado de Comunicação – Secom, secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag, dentre outras, serão transferidas para o parque de exposições durante os noves dias de evento. Também no Galpão Institucional do governo estarão os estandes das emissoras de rádio e TV. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) também se fará presente no espaço para atendimentos jurídicos e divulgações das ações realizadas pela seccional. A Junta Comercial também terá estande para a regularização, abertura ou fechamento de empresas.

Galpões institucionais funcionarão de 9 às 22 horas Foto: Odair Leal/Secom

Caminhos do Agronegócio

No local reservado para a agricultura do Acre, a secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – Sepa, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre – Emater e Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre – Cageacre levarão os visitantes a conhecer diversos caminhos, começando nos “caminhos produtivos”, uma narrativa da história da pecuária no Acre, até a erradicação da febre aftosa. Outros caminhos, como do café e da mandioca atrairão o público para conhecer estruturas de comércio do setor.

A setorização dos espaços, que visa revelar tanto o produtor de soja, o pecuarista, quanto o produtor de hortaliças, compõe o ambiente de riquezas do Acre, sendo o agronegócio o maior potencializador de expansão da economia do Estado.

Segundo Paulo Wadt, secretário da Sepa, “o mito de que a produção rural só pode ser exercida por grandes empresários está chegando ao fim. A hora é de garantir os meios para a produção efetiva da agricultura familiar e empresarial, ambas trabalhadas de forma complementar para a segurança da oferta alimentar e a geração de renda e emprego”, destaca o secretário da Sepa. O grande viés dos espaços é atrair novos produtores, tornando clara a parceria do governo por meio da Emater, que fornece assistência técnica e fomento, e o escoamento da produção, beneficiamento e comercialização dos produtos, trabalho realizado pela Cageacre.

No espaço também serão ofertados cursos na Carreta Escola da Embrapa. Com 16 produtores rurais, a agroindústria também terá grande exposição, com a presença de empresários que desenvolvem produções que variam entre a borracha como matéria-prima, até a cana-de-açúcar na confecção da pinga produzida em Acrelândia.

 Espaço Agroflorestal

Ao lado do Tatersal Alemão irá funcionar a sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (ICM) e Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac). Os visitantes também irão contar com uma réplica da casa do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). A finalidade do programa é possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando/ampliando/concluindo uma existente.​

No Espaço Agroflorestal, o público terá acesso à representação de hortas que são cultivadas por detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC). O Espaço Agroflorestal também contará com um lago artificial com peixes de várias espécies.

Acre na luta contra o câncer

Uma das duas carretas do Hospital do Amor no Acre estará no parque para visitação pública, onde serão apresentados os equipamentos e serviços disponibilizados, no serviço itinerante da saúde que percorrerá todos os municípios acreanos realizando exames de mamografia e papanicolau.

Espaço da Confecção e artesanato em duas versões

Com 12 expositores, o Espaço da Confecção tem objetivo de revelar os empreendedores da moda do Acre.

Entre as novidades deste ano, o governo preparou dois espaços para o artesanato acreano. Ao lado do Galpão do Sebrae, os visitantes poderão conferir a Loja do Artesanato, onde serão expostas as técnicas sofisticadas e com maior valor agregado, como as famosas biojoias do Acre, produzidas à base de sementes variadas, aliada a outras matérias-primas que formam a composição belíssima das jóias. O segundo espaço abriga o artesanato manual, com destaque para as confecções trabalhadas no crochê que trazem uma infinidade de produtos apreciados por todos.

Shopping Show

Um espaço muito especial na edição é voltado para vendas e serviços variados. O Shopping Show, local para ofertar itens não incluídos em edições anteriores da Expoacre, como estúdio de tatuagem, corte de cabelo, estande para venda de acessórios de celulares, entre outros, ficará na ‘antessala’ da arena de shows, exatamente por isso leva esse nome. “Em todas as edições, muitos serviços ficavam de fora, bem como a venda de produtos diversificados. Nosso governo é para todos, então, buscamos ampliar a prestação de serviços e vendas, prestigiando todas as tribos”, reforça Eliane Sinhasique.

 Alimentação Popular Tradicional – Economia Solidária

O Galpão da Alimentação Popular Tradicional – Economia Solidária, irá reunir 67 expositores com um cardápio variado da gastronomia, que faz parte da rotina diária dos acreanos, como baixaria, tapioca, tacacá, carne de sol, pastel, entre outros. O público também contará com carrinhos de pipoca, caldos, churros, algodão-doce, churrasquinho, entre outras comidas que serão comercializadas em pontos fixos e por ambulantes durante a Expoacre 2019.

Tenda da Saúde

 Secretaria de Estado da Saúde – Sesacre, Fundação Hospitalar Estadual do Acre – Fundhacre e Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência – Samu estarão reunidos na Tenda da Saúde, onde a Sesacre ofertará inúmeros serviços à população, como vacinas contra a tuberculose, gripe, febre amarela, tríplice viral, caxumba, dentre outras. A presença do Samu se dará com três ambulâncias para atendimento, e a Fundação Hospitalar realizará campanha de conscientização de doação de órgãos, além do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre – Hemoacre, que receberá doadores de sangue. Durante a triagem o doador já realiza uma gama de exames gratuitos.

 Segurança 24 horas 

A antiga administração do parque de exposições está sendo reformada para abrigar a Central de Segurança Pública durante a feira. No local será feito o monitoramento por câmeras de todo o parque, além do aparato policial que realizará rondas no local dia e noite. Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Juizado da Infância e Adolescência também estarão na feira. Além disso, haverá micro-ônibus da Vigilância Sanitária e Delegacia no suporte operacional da segurança pública.

Shows

Além do retorno das comitivas durante a tradicional cavalgada, que marca a abertura do evento, já estão confirmados os shows da dupla sertaneja Jorge e Mateus, dia 28 de julho, e da cantora Marília Mendonça, no dia 31 de julho, consolidando a parceria do governo com a iniciativa privada. Nesta edição, a reunião dos Djs do Acre criou o EcoFest Eletronic Music Festival, o primeiro evento 100% de música eletrônica dentro da Expoacre, trazendo conceito de sustentabilidade e ecologia, com o objetivo de levar uma mensagem de harmonia com o meio ambiente. A atração nacional é o famoso Dj Religare. O evento será no dia 2 de agosto.

Esportes Equestres ​

As competições na Arena de Rodeio começam a partir do dia 31, com o treino da Prova de Tambores e realização da prova final no dia 1º. Outra modalidade da competição é a vaquejada, com a primeira etapa eliminatória na sexta-feira, 2, e prova final no dia 4 de agosto, às 16 horas.

Além da prova de tambores e vaquejada, o público poderá assistir ainda à prova de laço, que será realizada no sábado, 3 de agosto, das 9h às 16h. Já o tradicional rodeio, uma das maiores atrações do evento, começa no dia 2 e termina no dia 4 de agosto, na Arena de Rodeios, fechando a bela programação da Expoacre 2019.

 Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre – TRE-AC ofertará o atendimento do e-título,  um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.

Parceiros

Entre os principais parceiros e apoiadores desta edição estão o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, Associação Comercial – ACISA, a Federação das Indústrias – Fieac, Federação da Agricultura e Pecuária do Acre – Faeac, além da Net Claro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter