Expoacre Juruá: evento de sucesso com identidade regional

Maior vitrine da produção do Vale do Juruá terá a participação de 220 expositores durante quatro dias

dsc_0072_edit.jpg

Este ano a Avenida Mâncio Lima, em Cruzeiro do Sul, está praticamente preenchida com os estandes que abrigarão 220 expositores na Expoacre Juruá, que começa nesta quinta-feira, 28, e vai até 31. Em sua quinta edição, o evento demonstra que sua tendência é crescer, buscando também inovação que retrata o desenvolvimento e a melhoria de produção da região.

A Expoacre Juruá promete manter o sucesso no setor moveleiro, artesanato e gastronomia, mas também expande a área dedicada ao agronegócio, dando mais espaço à produção de farinha, horticultura, amendoim, piscicultura e exposição de animais de pequeno e grande portes.

A inclusão digital também está representada em uma grande oca de plástico, montada logo após o portão da feira. A cultura ganha um espaço especial no evento. Os dois palcos – um deles receberá no primeiro dia o cantor Amado Batista – serão lugares permanentes para os artistas da região se apresentarem. 42 artesãos, inclusive indígenas, reforçam os aspectos culturais do Juruá. Os rodeios também contribuirão com o entretenimento.

dsc_0120.jpg

Mauro Ribeiro diz Expoacre Juruá também é sucesso de público (Foto: Gleilson Miranda / Secom)

O secretário de Agricultura e Pecuária do Estado, Mauro Ribeiro, comenta que a Expoacre Juruá não é uma reprodução da Expoacre em Rio Branco, ela têm aspectos que garantem sua identidade. "Aqui a feira é diferente. Não tem grandes negócios, mas muitos pequenos negócios. E mantêm em quatro dias uma frequência de público dos dias de maiores movimentos da Expoacre em Rio Branco", comenta.

Mauro diz ainda que uma vantagem do evento em Cruzeiro do Sul é que não precisou passar pelo processo de transformação que coube à Expoacre, de fortalecer as características de uma feira de negócios. "Aqui a feira já começou nesse formato. Existe uma seleção de expositores, priorizando-se quem está no mercado local. É uma feira que começou pequena e hoje não conseguimos imaginar um ano sem que ela aconteça."

Evolução – Mas para chegar ao grande evento que se tornou a Expoacre Juruá, Domingos Amaral, gerente da Unidade Regional do Juruá, do Sebrae, diz que o processo foi gradativo e precisou de muito trabalho e a essencial parceria do Governo do Estado e Sebrae, junto a outras instituições. "No primeiro ano nós íamos atrás dos expositores; hoje eles nos procuram", ressalta. 

As empresas também estão mais presentes à feira – três concessionárias se instalaram no evento, assim como movelarias e o setor de panificação, que apresenta resultados de um trabalho feito pelo Sebrae, de melhoramento do produto. E na prática já mostrarão novas guloseimas. "O Vale do Juruá cresce e desponta para uma economia produtiva, mais consolidada e de maior qualidade", diz Domingos.

Assim a Expoacre Juruá promete se apresentar em mais uma edição. Uma feira de negócios e vitrine da produção da região, que estimula os setores a se organizarem ainda mais, motivando o crescimento econômico. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter