Como parte da programação da Semana do Servidor Público, a Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz) promoveu nesta quarta-feira, 26, em Rio Branco, a palestra Ética no Serviço Público, proferida pelo advogado e professor Marcus Venicius Nunes da Silva. O evento foi realizado no auditório da instituição e reuniu servidores e colaboradores.
A intenção foi contribuir para o fortalecimento da ideia de atuação ética no âmbito do serviço público, destacando como essa atuação pode se refletir na eficiência da prestação do serviço ofertado à sociedade.
“Mais do que apontar dedos ou punir o servidor público pela falta de ética, é preciso criar um ambiente ético, de segurança, onde ele possa viver e conviver com outras pessoas na plenitude de executar seu trabalho da melhor forma possível”, disse o palestrante.
Na ocasião, ele ressaltou o excesso de notícias ruins que a sociedade recebe todos os dias sobre casos de corrupção, de desvios éticos e de conduta: “Precisamos passar uma mensagem de que isso é exceção, não uma regra”.
Para o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas, a pauta precisa ser renovada a cada dia. “Precisamos abordar continuamente a ética no serviço público. Isso é de fundamental importância para dar ainda mais credibilidade aos órgãos e instituições públicas”, afirmou.
Com interação com o público, a palestra foi ministrada com uma proposta não apenas de ensinar, mas de fazer refletir, contribuindo com a formação e ideias dos participantes. “Mais do que dar respostas, propomos alternativas, para que todos possam, entre si e dentro da cultura e das especificidades da secretaria, poder atuar”, destacou o palestrante.