Estudantes se preparam para a 3ª Caminhada da Paz da Escola Almada Brito

Há três anos, a escola de Ensino Fundamental Professor Almada Brito muda a rotina para se preparar para um evento que já está se tornando uma tradição na comunidade do bairro Calafate: a Caminhada da Paz, que ocorre neste sábado, 29, às 7 horas e 30 minutos. A concentração será na própria unidade de ensino e reunirá estudantes, pais e professores.

Aluna do quarto ano, Ester Araújo, prepara o cartaz que levará durante a caminhada Foto: Mardilson Gomes

 Eu acho a caminhada muito legal para a gente se divertir, se soltar e ter um pouco de paz pra gente”, explica a pequena estudante Ester Araújo, de 9 anos. Os preparativos já começaram. Durante toda esta semana, professores e estudantes reservaram um tempo das aulas para prepararem os cartazes que levarão durante o ato.

De acordo com a gestora, Ana Rosa Bispo, a caminhada já faz parte do calendário escolar da instituição. A ideia surgiu como forma de difundir a cultura de paz entre os estudantes e familiares. “A maioria dos nossos alunos mora em bairros onde se propaga mais essa questão da violência, das organizações criminosas, e nós, enquanto escola, vemos a necessidade de propagar a cultura da paz entre os nosso alunos, entre os nossos familiares, entre as famílias dos alunos e todos que fazem parte da comunidade”.

A iniciativa visa difundir a cultura de paz entre os estudantes e familiares Foto: Mardilson Gomes

Ainda segundo a gestora, a evasão também tem sido um desafio nos últimos anos. Dentre os motivos, está a saída das famílias do bairro na tentativa de fugir da violência. “Nós já perdemos alguns dos nossos alunos que foram vítimas de homicídio, alunos que não tinham envolvimento com organizações criminosas, eram crianças entre 12 e 13 anos”, conta a gestora.

Por motivos como esses, a escola tem buscado o diálogo com a comunidade.  “Eu acho bom para a nossa cidade, para o nosso bairro, para o nosso Acre também, que está precisando de muita paz”, pontua o estudante Enzo Marques de 9 anos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter