Estudantes de altas habilidades produzem quadrinhos e obras poéticas no Acre

Trabalhos foram expostos no Memorial dos Autonomistas (Foto: Angela Peres/Secom)
Trabalhos foram expostos no Memorial dos Autonomistas (Foto: Angela Peres/Secom)

No Acre, um grupo de estudantes, todos os dias, pratica alguma habilidade fora do comum para sua faixa etária, nos mais diversos campos do conhecimento humano. Eles são os dotados de altas habilidades e destacam-se pela excelência com que lidam com poesia, com desenhos em HQ ou na produção de obras literárias que não deixam a desejar a nenhum círculo de escritores.

Esses jovens são atendidos pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação, o NAAHS, que semana passada promoveu uma exposição no Memorial dos Autonomistas sobre seus trabalhos.

Segundo explica a professora Brenda Nádyla Souza, coordenadora do Núcleo, são atendidos cerca de 60 alunos acima da média, por ano, no Acre.

“Quando um professor, que é capacitado pela gente detecta que aquele jovem possui altas habilidades, imediatamente, começamos um processo de desenvolvimento desse estudante para que ele aperfeiçoe ainda mais o seu talento”, explica  Souza.

E o resultado não poderia ser melhor. Alunos como Bruno Afonso Souza da Silva, de 20 anos, hoje estudante de jornalismo e apoiador do NAAHS, quando ainda em sala da aula, aos 18 anos, desenvolveu as habilidades de desenhar quadrinhos do tipo HQ, aquele padrão de desenho usado nas histórias de super-heróis como Batman e o Capitão América.

“Acredito que se não tivesse uma forcinha a mais do pessoal aqui do núcleo, minha habilidade de desenhar teria se perdido”, analisa o rapaz.

Talento semelhante é o de Iury Aleson Gomes de Lima. Embora tenha apenas 21 anos, ele já escreveu três livros de poesia, o mais recente deles, Cartilha Poética, editado pela Fundação Elias Mansour, pela Lei de Incentivo à Cultura.

Ultimamente, numa parceria com Gabriela de Souza Ferreira, de 17 anos, ele produz um mangá poético. Mangá são desenhos muito populares no Japão e que ganharam o mundo em meados dos anos 1990.

“Gosto muito de fazer críticas nos meus textos. E na história que estamos desenvolvendo, vamos abordar a vida de um garoto riobranquense, o Zé, que torna-se vampiro, mas é resgatado por Bloomer, uma garota de outra dimensão e que volta ao Acre para salvar parte da floresta amazônica na companhia do Zé”, diz o autor.

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação é vinculado à Secretaria de Estado de Educação e Esporte e mantém na internet o blog http://naahsacre.blogspot.com.br/ para quem quiser saber mais sobre o trabalho que desenvolve.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter