Estudantes da zona rural terão cursos preparatórios ao Enem

Estudantes da zona rural, indígenas e de baixa renda contarão, a partir do ano que vem, com cursos preparatórios ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a serem oferecidos pelo Instituto de Formação e Tecnologia do Acre (Ifac) e pela Universidade Federal do Acre (Ufac).

Neste fim de semana, em Cruzeiro do Sul, houve assinaturas de convênios entre o Ministério de Educação (MEC) e as duas instituições de ensino dando início ao processo de viabilização dos cursos. Participou do encontro o deputado federal Sibá Machado, que vem fazendo as articulações entre os entes envolvidos.

Paulo Gabriel Nacif, titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, esteve presente ao ato. Ele veio ao Estado para conhecer as experiências de educação, desde a creche até a universidade, e pode conhecer muitas experiências.

Nessas visitas, conta, foi provocado pelo Ifac e pela Ufac sobre a possibilidade de se construir um programa de garantia de acesso dos acreanos a esses institutos e ă universidade.

“Consideramos isso extremamente plausível. Muitos Estados já possuem essa experiência, e a Secadi e o MEC estão dispostos a apoiar iniciativas senelhantes”, garantiu.

Segundo Nacif, as instituições de ensino devem agora construir projetos em que os professores serão os coordenadores e as aulas poderão ser ministradas pelos estudantes concluintes.

De acordo com a reitora do Ifac, Rosana Santos, os recursos já estão garantidos e o preparatório ao Enem deve chegar a todo o Estado. Ela destaca o fato de os alunos também poderem lecionar e assim ganharem uma bolsa.

O vereador de Cruzeiro do Sul Jota Marronzinho disse que os estudantes de baixa renda e de trabalhadores rurais sofrem uma concorrência desleal para entrar num curso superior. Ele adianta que os cursos deverão ser realizados nas comunidades de Assis Brasil, na BR-364 (Escola Juarez Ibernon), e outro possivelmente na São Pedro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter