Secretaria de Educação do Estado será a única da região Norte contemplada com troféu
Dezessete estudantes de escolas da rede pública estadual do Acre foram contemplados com medalhas de prata e bronze na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2008). O maior número de medalhas foi conquistado pela escola São José, de Cruzeiro do Sul, que teve quatro estudantes premiados – um de prata e três de bronze, seguido pela escola Neutel Maia, de Rio Branco, com uma de prata e duas de bronze, além de 11 certificados de menção honrosa, o que lhe rendeu o primeiro lugar no Estado.
Para a gestora da escola, Jussara Bonfim, a conquista veio de maneira gradativa, já que na primeira participação em 2005, a escola teve apenas uma menção honrosa. "A primeira olimpíada não foi satisfatória, mas a partir daí começamos a fazer de fato um trabalho com todos os professores para obtermos o resultado que hoje tivemos. Nossa meta em 2009 é aumentar o numero de medalhas e menção honrosa", revela Jussara.
Os alunos medalhistas de prata, José Marcos Damasceno, da Neutel Maia e Andressa da Silva, da escola São José, receberão além das medalhas uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq e o direito de participar, durante dez meses de um estágio em matemática ministrado por professores da disciplina pagos pela OBMEP. Os outros municípios com estudantes medalhistas foram Brasiléia e Sena Madureira. A Secretaria de Estado de Educação também será homenageada com um troféu concedido por obter a maior pontuação na região Norte.
O coordenador das olimpíadas no Estado, Severino Correia, vê como positiva a participação dos estudantes na OBMEP. "Tivemos uma ótima resposta dos alunos do ensino fundamental. Isto se deve ao trabalho efetivo realizado pelos professores. Ganhar duas pratas significa estar entre os melhores, porque a concorrência é nacional", explica o coordenador.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2008) é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação, com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica. A iniciativa é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas.