Estudantes cruzeirenses conhecem usinas de Angra e complexo da Petrobras no Rio

 

 Os estudantes visitam a sede da ANP (Foto: arquivo pessoal)

Os estudantes visitam a sede da ANP (Foto: arquivo pessoal)

Cerca de 800 pessoas, a maioria jovens, buscam em Cruzeiro do Sul qualificação profissional na área de energia desde que se iniciaram os trabalhos de prospecção de gás e petróleo no Vale do Juruá.

 

Um deles é Gustavo da Costa Silva, estudante que neste ano conclui o ensino médio regular. Para ele, a prospecção e futura exploração de gás na região é uma das melhores notícias do ponto de vista econômico e social para o futuro da região.

Seu avô, Manoel Rodrigues, trabalhou na década de 1970 na Petrobras, durante a prospecção de petróleo. “Meu avô hoje conta as histórias da presença da Petrobras na região. Ele chegou até a viajar de helicóptero na época”, afirma. Logo que a Petrogas –  empresa que trabalha com qualificação profissional na área de gás e petróleo – se instalou na região há dois anos, Gustavo procurou se aproximar, e em julho já vai concluir o curso básico.

Devido ao seu esforço, foi premiado pela Petrogas, que bancou os custos de sua viagem ao Estado do Rio de Janeiro, onde conheceu a sede da Agência Nacional de Petróleo (ANP), as usinas Angra I e II, distribuidoras de gás, e a marina onde a Petrobrás desembarca e embarca petróleo. A Petrogas atua em Cruzeiro do Sul e Rio Branco, no Acre e em Lucas do Rio Verde e Cuiabá, em Mato Grosso, e na viagem ao Rio de Janeiro foram 43 alunos de seus cursos, inclusive seis de Cruzeiro do Sul. Cinco deles bancaram algumas despesas.

A excursão, iniciada no dia 19, durou até o dia 28. Gustavo conta que quando a turma de Cruzeiro do Sul embarcou para Rio Branco, por uma coincidência agradável, no mesmo vôo estava o governador Tião Viana: “Exatamente ele, que foi quem deu o pontapé inicial, quando ainda era senador, para que a Agência Nacional de Petróleo retomasse as prospecções”, disse.

A viagem

Gustavo conta que a viagem aumentou sua compreensão sobre a complexidade de tudo o que envolve a produção de energia. O grupo de alunos da Petrogas obteve permissão especial para visitar a sala do painel de controle da Usina de Angra, um privilégio para poucos. Outras visitas importantes foram à marina da Petrobras e à refinaria de Duque de Caxias. Também pode conhecer pessoas importantes como o diretor de Refino da Petrobras, Johnny Correia e o diretor de Recursos Humanos, Luiz Gonzaga. Orgulhoso, Gustavo diz que o nível de conhecimento e o tipo de perguntas feita por seus colegas impressionaram positivamente o pessoal da ANP.

“Foi mais do que esperava, foi uma semana inacreditável, uma experiência de vida. Passei muitas noites acordado estudando e tive a recompensa” exclama Gustavo. Para ele as oportunidades no ramo estão postas. “Estão precisando de gente qualificada; quem tem visão, quer mudança de vida, investe em qualificação nesse setor. E não é só no Acre, é no Brasil inteiro”.

Mais empresas

Segundo o coordenador da Petrogas em Cruzeiro do Sul, Jocemar Pinheiro da Silva, a empresa veio para a cidade atraída pela notícia de prospecção de gás e petróleo na região. “O setor é o que mais cresce no Brasil, tem uma grande demanda por profissionais e os salários são bons. Se houver gente qualificada na região não será necessário preencher as vagas de trabalho com pessoas de fora”.

A Petrogas já formou 200 alunos em seu curso que abrange seis áreas: indústria do petróleo e energia; auxiliar de plataforma; logística; refino; gás natural e segurança, meio ambiente e saúde. Outros 600 estão cursando. Segundo Jocemar, as oportunidades de emprego surgirão não apenas na Petrobras, mas em empresas que terceirizam serviços ou atuem em áreas de apoio. “Nós fomos a primeira empresa de fora a se instalar na região depois do início das prospecções. Certamente muitas outras virão”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter