Objetivo do concurso foi desenvolver a habilidade de composição dos jovens
Você já se imaginou sendo uma árvore? E que toda sua espécie estaria sendo destruída por uma motosserra? Foi com esta ideia na cabeça que o estudante da 6ª série da Escola Neutel Maia, Elielson Silva, 12, venceu o 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas, fase estadual. A entrega do prêmio aconteceu nesta quinta-feira, 19, na área de lazer da escola, pelo agente dos Correios Antonio Cláudio.
A vitória rendeu tanto para o estudante quanto para a escola um notebook. Emocionado pela conquista, Elielson conta que dormiu tarde algumas noites para criar a redação, mas que valeu a pena, pois o assunto já despertava sua atenção. “Participei do concurso porque sou interessado pelo tema. Gosto muito de árvores, pois se não fosse por elas não estaríamos vivos”, comentou o estudante.
No Acre, segundo os Correios, 12 escolas participaram do prêmio, mas apenas seis foram selecionadas, todas da rede pública de ensino. As redações tinham que seguir critérios, como coerência com o tema proposto, originalidade, criatividade, ideias expressas, vocabulário, compatibilidade entre a idade, grau de maturidade e série cursada pelo aluno.
O objetivo do concurso é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita, além de viabilizar a interação dos Correios com a comunidade e a prática da responsabilidade social empresarial com foco na educação. Este ano os Correios trabalharam com a temática do meio ambiente, que trazia a seguinte questão para os alunos desenvolverem em sua redação: "Imagine que você é uma árvore em uma floresta. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que é importante proteger as florestas".
Elielson agora irá concorrer à fase nacional. O vencedor dessa fase receberá uma TV de LED 32 polegadas, troféu e certificado na cerimônia de comemoração do Dia Mundial dos Correios, 7 de outubro, em Brasília. Além disso, irá representar o Brasil na fase internacional em Berna, na Suíça.