O estudante acreano Jackson Viana, de 16 anos, participará da 15ª edição do Prêmio Moutonnée de Poesia, dia 25 de novembro. A cerimônia de premiação será na Biblioteca Municipal de Salto, em São Paulo. O concurso é uma realização da Academia Saltense de Letras (ASLe), em parceria com a prefeitura de Salto. A proposta do concurso é estimular a criação literária, valorizar e divulgar a poesia, além de incentivar novos talentos.
Segundo Jackson, foram mais de 1.300 participações, mas apenas um grupo seleto de 10 pessoas poderá concorrer às vagas do 1°, 2° e 3° lugares. Para ser um dos concorrentes o jovem submeteu dois de seus melhores trabalhos e um deles o garantiu ser dos finalistas.
Sua paixão pela leitura e pela escrita surgiu de forma despretensiosa, assim afirma o estudante de ensino médio, de jeito simples e sempre com um sorriso no rosto. Desde os 11 anos, ele já produzia seus textos, dos quais poesias e sonetos. Sua preferência na hora da leitura são produções clássicas como Clarice Lispector e Castro Alves. “Minha leitura não é somente ler, mas que eu possa absorver conhecimento daquilo que estou lendo”, afirma.
O jovem fundou a Academia Juvenil Acreana de Letras (Ajal) e incentiva vários meninos e meninas a serem escritores. “A poesia para mim é a expressão do meu ponto de vista em relação à sociedade, é mais uma das ferramentas para eu expor meu pensamento crítico”, conta o estudante. Apesar de sua paixão pela literatura e a escrita, ele pretende cursar direito, área pela qual mostra afinidade devido às causas sociais.