Durante a assinatura do pacto de descentralização da malária em Cruzeiro do Sul, no último dia 12, o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, destacou que a determinação do governador Tião Viana é de que, a partir daquele momento, mesmo a prefeitura assumindo as ações de combate à malária, o governo do Estado continue apoiando os municípios com investimentos para o setor.
Prova da continuidade da parceria é o anúncio de um investimento de R$ 2,673 milhões no combate à doença.
O recurso vai beneficiar com a entrega de equipamentos os municípios de Marechal Thaumaturgo, Senador Guiomard, Sena Madureira, Rio Branco, Porto Acre, Bujari, Plácido de Castro, Tarauacá, Porto Walter, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.
Além de materiais de escritório, destacam-se a compra de 48 microscópios usados para a realização dos exames que fazem o diagnóstico da malária, 49 pulverizadores usados na borrifação das casas, 13 camionetes e 30 motos.
“Esse recurso já está na nossa conta. Já conseguimos adquirir os computadores e o restante dos equipamentos, inclusive os veículos e as motocicletas estão em fase de licitação. Estamos dando celeridade para que consigamos entregar tudo aos municípios o mais rápido possível”, afirma Moisés Viana, gerente do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre.
Por se tratar da região responsável por 98% dos casos de malária no Acre, o Juruá vai receber uma atenção especial. Serão destinados a Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves seis camionetes e 19 motocicletas.
“Esses investimentos serão um reforço importante para que, em parceria com os municípios, consigamos diminuir os índices de malária em todo o estado, principalmente aqui no Vale do Juruá, onde há a maior concentração dos caos da doença”, enfatiza Gemil Júnior.