Estado revitaliza importante espaço de cultura na baixada da Sobral em Rio Branco

A revitalização e transformação de espaços públicos tem sido prioridade da atual gestão. Para reforçar e trazer de volta a cultura à baixada da Sobral, o governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), entrega nesta segunda-feira, 24, a revitalização do espaço multicultural Teatro Barracão Matias, em Rio Branco.

O espaço histórico leva o nome de José Marques de Sousa, o Matias, que contribuiu com movimentos sociais no Acre e utilizou o teatro como forma de reivindicar melhores condições para a comunidade.

Assinatura do convênio entre Seict e FEM para consolidação do Polo Digital no espaço. Foto: Cristian Raphael.

“Esses espaços públicos de cultura precisam de pessoas para existirem. Nós entregamos hoje essa revitalização, que vai atender a população da baixada, e também dos bairros próximos. É o espírito do barracão atender a quem precisa. O espaço só tem sentido se for para servir às pessoas com uma agenda cultural intensa”, frisou o presidente da FEM, Minoru Kinpara.

O espaço, que recebeu o investimento de R$ 100 mil, oriundo de recursos próprios do Estado, vai resgatar valores culturais para a juventude acreana. Diversas atividades aconteceram já no primeiro dia, como oficinas de histórias e forró.

Grupo de capoeira do mestre Cancão. Foto: Diego Gurgel/Secom

Raimundo Ferreira, conhecido como mestre Cancão, é capoeirista e frequentou o barracão junto com Matias na década de 1990, quando fundou o seu grupo de capoeira, que vai voltar a utilizar o espaço. “Esse espaço é uma referência para a cultura aqui nessa região. Conheci o Matias em 1994. O grupo começou aqui nesse espaço, quando cederam o espaço para a gente. É uma área importante para toda a comunidade. Vim prestigiar e fortalecer o trabalho que o barracão fez, faz e vai fazer por toda essa área”, disse.

“É muito importante ver a memória do meu pai ser relembrada nesse espaço de empoderamento da juventude”, declarou Eliana Matias, filha de José Marques.

Polo Digital

Na oportunidade, foi anunciado o projeto Polo Digital, em que a FEM, em parceria com a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), vai garantir ensino de informática para a população do Bairro Sobral.

Tatiana de Freitas disse que vai aproveitar a oportunidade do Polo Digital para aprender mais. Foto: Yago Ayache/Secom

“É muito importante para a comunidade esse espaço, por agregar pessoas de todas as idades. É um local cultural, que abrange várias atividades, como o forró, atividade teatral. O curso de informática vai somar muito para todos, principalmente a nós estudantes, para o nosso currículo”, declarou Tatiana de Freitas, moradora do Bairro Sobral que foi à reinauguração do espaço.

Assurbanípal destacou a importância do projeto para a população do Bairro Sobral. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Estamos levando nossos serviços direto para o povo. O projeto Polo Digital vai levar cursos de capacitação para a inserção das pessoas no mercado de trabalho. Já são mais de mil formandos nesse programa, que agora está aqui no Teatro Barracão Matias”, explicou o gestor da Seict, Assurbanípal Mesquita.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter