doe vida

Estado retoma transplantes de fígado nesta quinta-feira

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) recebeu nesta quinta-feira, 7, em Rio Branco, proveniente do estado de Tocantins, um fígado destinado a transplante. Com isso, nas próximas horas o paciente Valdecio Gomes, de 41 anos, que já realizou os procedimentos de rotina indicados pela equipe de assistência da Fundhacre, deverá passar pela cirurgia tão esperada.

Cirurgia de transplante de fígado realizada na Fundhacre. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Convivo com a cirrose hepática desde 1996, e não foi fácil chegar até aqui, pois a doença abala a mente. No decorrer dos anos, passei por algumas crises, sempre acompanhado por minha companheira incansável. Tive pessoas maravilhosas que me ajudaram até aqui, sobretudo na Fundhacre, como o médico Aloysio [Aloysio Coelho, cirurgião do aparelho digestivo], e toda a equipe da fundação, que me acolheu em todas as etapas, principalmente na minha última internação, de 12 dias”, relata Valdecio.

Valdecio e sua esposa, Maiza. Foto: Danna Anute/Fundhacre

A equipe do Programa de Transplante da Fundhacre acaba de realizar uma visita para o paciente e, ao todo, há 30 profissionais envolvidos direta e indiretamente na realização do procedimento cirúrgico.

“Ficamos felizes quando a equipe do Serviço de Assistência Especializada (SAE) entrou em contato, e estamos com o pensamento positivo para a realização do transplante. Foi muita correria até aqui, mas conseguimos chegar”, diz a esposa do paciente, Maiza Monteiro.

Equipe do Programa de Transplante. Foto: Danna Anute/Fundhacre

“O Estado volta com o primeiro transplante de fígado após o início da pandemia, e são notórios os esforços das instituições de saúde e do governador Gladson Cameli para que isso seja realizado. Essa ação é uma reposta para a sociedade, e irá promover bem-estar e qualidade de vida para o paciente, que estava aguardando na fila de transplante nacional”, afirma o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva.

Representantes da saúde e Força Aérea no momento da entrega do órgão. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Este momento é de muita alegria, pois iniciamos o ano com chave de ouro com o retorno do transplante de fígado, que é um serviço que beneficia a população acreana. Isso aconteceu graças à força do Sistema Único de Saúde, que possibilitou a conexão entre os estados”, destaca a secretária de Saúde, Paula Mariano.