espaço histórico

Ordem de serviço para recuperação da Tentamen é assinada nesta quinta

O governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), assina nesta quinta-feira, 7, a ordem de serviço referente a obras na Sociedade Recreativa Tentamen, tradicional espaço cultural de Rio Branco. O projeto de recuperação está orçado em R$ 689,8 mil, e foi elaborado pela própria FEM, em decorrência de um edital de fundo de direitos difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Aspecto da fachada da Sociedade Recreativa Tentamen. Foto: Hellen Lirtêz

A intervenção consistirá na restauração, adequação e reconstrução geral de todo o aspecto arquitetônico histórico e também da instalação hidráulica, que se encontram muito degradados. Também passarão por um processo de reorganização os espaços destinados à área administrativa, recepção e lazer, bem como serão ampliados os dispositivos de acessibilidade a pessoas com deficiência.

A restauração irá beneficiar artistas, agentes culturais e a sociedade como um todo, permitindo que o equipamento público volte a ser utilizado para fins educativos e artísticos. Foram mais de três anos de planejamento, em busca de devolver o espaço da Tentamen à sociedade acreana. Agora, o sonho deverá se tornar realidade.

Revitalização da Tentamen em 1980. Foto: Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC)

Em 2020, o prédio da Tentamen foi tombado provisoriamente, em âmbito estadual, pelo governador Gladson Cameli. Para o presidente da FEM, Manoel Pedro Gomes, a recuperação do local foi uma de suas missões desde o início da gestão.

“O nosso governador tem um olhar sensível para a cultura e pediu que a gente não medisse esforços para recuperar a Tentamen. Ele envolveu todas as pastas que têm alguma responsabilidade no processo administrativo, quer seja por meio de uma licença ou até mesmo na elaboração do projeto, que tem o propósito de fortalecer a cultura do estado”, destacou.

Gestor Manoel Pedro e governador Gladson Cameli conversam na reabertura da Biblioteca Pública Adonay Barbosa. Foto: Hannah Lidya

Além da FEM, o evento de assinatura conta com representações das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur), entre outras pastas e sociedade civil.

Sobre a Tentamen

O espaço histórico foi fundado em 10 de abril de 1924 e surgiu como Sociedade Recreativa Tentamen, situada no Segundo Distrito da capital do estado, Rio Branco. O local já foi palco de memoráveis eventos da sociedade acreana e seu nome está associado às diversas tentativas frustradas de fundar um clube, por parte de famílias tradicionais rio-branquenses.

Baile oferecido pelos comerciantes de Rio Branco a Epaminondas Martins, governador do Acre. Foto: Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC)

A “Casa de Madeira”, como é conhecida a Tentamen, possui arquitetura única e histórica, constituindo-se vitrine para diversos projetos culturais, como realizações de saraus com artistas de diversas áreas da cultura e das artes do estado.