O governo do Estado está atento sobre medidas de segurança em trafegabilidade nas três pontes e na passarela do perímetro urbano de Rio Branco de modo que uma equipe da Divisão de Aeródromos e Hidrovias do Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre) está diariamente retirando entulhos das pilastras dessas edificações para diminuir a pressão ocasionada pela cheia do Rio Acre.
Junto com o aumento no volume de águas do rio, ocasionado pelas chuvas nesse período do ano, vem os grandes volumes de entulhos arrastados das margens do rio, pela correnteza das águas e a tendência é que esses balseiros se acumulem nas pilastras que estruturam as pontes.
Assim, uma equipe composta por seis pessoas trabalham diariamente retirando os entulhos, evitando o acúmulo e pressão nas pilastras garantindo a segurança e normalidade no tráfego nas três pontes e na passarela.
Segundo o diretor presidente do Deracre, engenheiro civil Ronan Fonseca, no trabalho preventivo e contínuo da equipe está sendo utilizado um rebocador, uma voadeira e muita dedicação para que a trafegabilidade flua segura e dentro da normalidade nessas estruturas que são de suma importância para o trânsito de Rio Branco.