Estado reforça operações contra a criminalidade e apresenta resultados do início do ano

O governador Tião Viana se reuniu na manhã desta terça-feira, 27, com os gestores do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) para discutir ações coordenadas no combate à criminalidade e na apresentação de resultados das principais operações já realizadas este ano com expressivos resultados.

Entre os resultados das ações na segurança pública está uma redução nos números de homicídios, que ainda será apresentada (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Somente em seis operações coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), as Polícias Militar e Civil já deram cumprimento a 215 mandados judiciais de busca e apreensão, recuperaram 65 veículos, apreenderam R$ 2,1 milhões em patrimônio e 81 quilos de drogas.

Em Rio Branco, foram realizadas as operações Repatriar, Impactus e Ocupação. Já em Brasileia e Epitaciolândia foi realizada a Operação Fronteira. Além de ações da operação Longo Alcance que chegou a Senador Guiomard, Capixaba e Porto Acre. Já a Operação Fronteira Presente atingiu Brasileia, Plácido de Castro e Acrelândia. Todas contaram com um grande número de policiais, armamento e veículos, além do apoio do Poder Judiciário do Estado na expedição de mandados.

O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, destaca que isso tem refletido numa queda das ações criminosas, principalmente nos homicídios, em números que serão apresentados assim que o mês de fevereiro acabar.

“Devemos terminar fevereiro com o número de homicídios bem menores. E isso faz com que a renovemos nossas ações e façamos um enfrentamento cada vez mais duro. A ideia é fincar o pé no acelerador e continuar com as ações cada vez mais firmes”, destaca Farias.

Investimentos

Criação do Raio faz parte de uma série de ações do governo do Acre no fortalecimento de sua segurança pública (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

No fortalecimento do combate à criminalidade, o governo do Estado criou a Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), da Polícia Militar do Acre (PMAC), que conta hoje com 48 policiais em motocicletas. Só o Raio, por exemplo, em fevereiro, abordou mais de 1.20 pessoas suspeitas, retirou de circulação 7 armas, recuperou 7 veículos com restrição de roubo/furto.

A criação do Raio faz parte de uma série de ações do governo do Acre no fortalecimento de sua segurança pública, como o aumento de mais de duas mil vagas no Sistema Penitenciário Estadual até o fim do ano, a contratação de 500 novos policiais civis e militares aprovados no último concurso público e a entrega de veículos, coletes, armas e equipamentos para todo o Sisp.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter