Estado reduz índices de criminalidade

Secretaria de Segurança Pública apresenta resultados das ações do primeiro semestre de 2011

dsc00477.jpg
dsc00465_-_copia.jpg

Por toda manhã de segunda-feira, 27, comandantes de regionais de segurança pública da capital e interior fizeram exposição dos resultados do primeiro trimestre do planejamento estratégico (Foto: Assessoria Sesp)

No início do ano, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) reuniu seus técnicos e elaborou um plano de metas a ser executado ao longo de 2011. O plano de metas é uma das diretrizes administrativas do governo Tião Viana como forma de acompanhar o desenvolvimento de cada pasta e exigir dos seus principais assessores políticas públicas para cada setor da sociedade e que os atenda interesses de toda a população acreana.

O plano está sedo levado ao conhecimento das comunidades do interior para que seja explicado e adequado às necessidades de cada região, através de fóruns municipais e regionais de segurança pública. O secretário adjunto de Segurança Pública, Ermício Sena – à frente da coordenação dos fóruns municipais -, explica que os fóruns serão permanentes. “A própria comunidade poderá convocá-los e aplicar as mudanças que melhor atender suas necessidades.”

Por toda manhã de segunda-feira, 27, comandantes de regionais de segurança pública da capital e interior fizeram exposição dos resultados do primeiro semestre do planejamento estratégico para a redução dos indicadores de crimes, com foco nos crimes contra a vida, o patrimônio e o tráfico de drogas.

Ao final do encontro, a avaliação foi a de que os resultados apresentados até agora são satisfatórios. O secretário de Articulação Institucional, José Fernando Rêgo, que representou o governador Tião Viana na reunião, disse estar contente pelos resultados alcançados nesses primeiros seis meses de administração.

Para o secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, os resultados positivos desse momento não devem servir de influência para acomodações. De acordo com ele, o caminho é longo e há muito a ser feito. O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, disse que, apesar da satisfação, o trabalho só está no início. “Quando elaboramos nosso plano de metas, muitos consideraram excesso de otimismo o pleito de 10% na redução dos indicadores de violência. Com apenas três meses, conseguimos atingir a marca de 50%, mas ainda há muito para ser realizado.”

Desafios serão superados

Na região do Alto Juruá, onde estão os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Taumaturgo e Porto Walter, existem deficiências de material humano, viaturas (carros e motos) adequados às especificidades da região.

No Vale do Purus, a reclamação é  a falta de fiscalização rodoviária para inibir a migração de criminosos que saem de Rio Branco e vão até Sena Madureira para cometer roubos e furtos. Excesso de armas de fogo, furtadas por bandidos na zona rural, e até falta de iluminação pública que facilita a ação de traficantes fazem parte dos problemas, que vão merecer mais atenção do governo do Estado. Já em Feijó o consumo indiscriminado de álcool entre a população indígena é um dos fatores que contribuem para a violência.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter