Acre adere ao Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos

Meta é de que o Estado integre a Zona Livre de Peste Suína Clássica, o que garante a possibilidade de exportação

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do governo do Estado iniciaram na manhã  desta quinta-feira, 30, o primeiro curso sobre a implantação do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos no Acre. O plano estabelece um regulamento técnico de controle sanitário a ser realizado nos estabelecimentos de criação, reprodução, comercialização, distribuição de suídeos e material de multiplicação de origem suídea, bem como impedir a introdução de doenças exóticas e controlar ou erradicar aquelas existentes no país.

De acordo com o coordenador do Programa de Sanidade Suídea do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), José Barbosa Diógenes, o governo tem a meta de garantir que o Acre receba o status de Zona Livre de Peste Suína Clássica, e para isso existe a necessidade de qualificação dos profissionais e implantação do Plano Nacional de Sanidade dos Suídeos.

“Para que o Acre ingresse na Zona Livre é necessário o respaldo técnico, ou seja, a realização do inquérito soro epidemiológico, com serviço de vigilância em defesa animal implantado e demais ações de atenção veterinária”, detalhou o coordenador.

O curso inclui atividades teóricas e práticas com o objetivo de capacitar veterinários e estudantes de veterinária detalhando os procedimentos para elaboração do Inquérito da Peste Suína Clássica (PSC), doença causada por vírus altamente contagioso, que atinge apenas os suínos.

Até o fim do ano o Idaf deve apresentar o relatório PSC com os resultados locais do inquérito soro epidemiológico. “O Idaf, como órgão executor de defesa animal, cumpre seu papel de treinar a equipe técnica para atuar na suinocultura. A política de Estado é incentivar a implantação de unidades de criação de suínos”, concluiu o coordenador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter