formação

Estado recebe representantes do Ministério da Justiça para acompanhar ações biopsicossociais

Nos dias 20, 21 e 22 de julho, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) recebeu a visita de uma equipe técnica de representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), com o objetivo de conhecer os programas de apoio biopsicossocial voltados para os agentes de segurança pública do Acre e também as iniciativas de formação continuada e segurança no trabalho.

A visita faz parte de uma pesquisa nacional com o objetivo de colher informações sobre a qualidade de vida dos agentes de segurança pública. Os dados coletados serão utilizados no fomento do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social (Pró-Vida), programa que visa a implementação de políticas públicas e ações afirmativas para os profissionais do setor.

O Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social (Pró-Vida), foi apresentado pelos representantes do MJ, aos integrantes do Sisp. Foto: cedida

A equipe do Senasp foi formada por Anésia Sarmento Corrêa, servidora do Corpo de Bombeiros do Amapá; Diemerson Gomes Santana, assistente técnico e coordenador substituto na Visita de Orientação Técnica-VOT e Thiago Machado de Araújo, servidor da Polícia Militar do Estado de Sergipe. Na oportunidade, a equipe foi recepcionada pela coordenadora do Centro de Apoio Biopsicossocial do Sistema Integrado de Segurança Pública (Ciab), Sabrina Gondim.

Na terça-feira, 20, no auditório da Polícia Civil, foi feita a apresentação dos integrantes da comitiva da Senasp, bem como a apresentação do programa Pró-Vida para os representantes das instituições do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

Estavam presentes no evento o secretário adjunto da Sejusp, Maurício Pinheiro e o delegado adjunto Wanderley Thomas. Após o evento, a comitiva visitou as instalações do Núcleo de Qualidade de Vida da Polícia Civil, acompanhados da coordenadora do Núcleo, delegada Lúcia Jacoub. A equipe visitou também as instalações do Ciab e os programas do Centro voltados para o apoio biopsicossocial dos agentes de segurança.

Equipe da Senasp em visita à Diretoria de Saúde do Corpo de Bombeiros. Foto: cedida

Na quarta-feira, 21, a visita foi à diretoria de saúde do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), acompanhada pelo Capitão Arleudo e pelo sargento Abrahão. Também conheceram o Núcleo de Assistência a Saúde do Policial Penal (NASP), ao lado diretor Leonardo Salomão e a psicóloga Adriana Maia. Os representantes do Ministério conheceram ainda o Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), ao lado do coronel Dalzeny França e da coordenadora pedagógica da instituição.

Os visitantes da Senasp conheceram o trabalho assistencial fornecido pela Policlínica da Policia Militar. Foto: cedida

No dia 22, a equipe de visita técnica da Senasp conheceu a Policlínica da Polícia Militar, recepcionados pela tenente-coronel Cleifa e pela Coronel Alexandrina, também acompanhou a equipe o diretor de saúde da policlínica Coronel Wagner.

“Nossa visita tem como objetivo acompanhar e orientar as ações voltadas para a política do Pró-Vida nas Instituições de Segurança Pública e Defesa Social; conhecer a realidade de trabalho e o cotidiano dos representantes, pontos focais do Pró-Vida, bem como suas necessidades; fomentar a integração sistêmica das unidades de saúde dos órgãos que compõem o Susp da Unidade da Federação visitada; conhecer as ações de qualidade de vida, de atenção biopsicossocial e de saúde e segurança no trabalho dos profissionais de Segurança Pública das Instituições de Segurança Pública de cada Estado e do Distrito Federal; e difundir as boas práticas de melhoria de qualidade de vida para os profissionais das instituições de Segurança Pública e Defesa Social”, afirmou Anésia Corrêa.