Em Tarauacá, Sejusp Itinerante discute estratégias e entrega novos quadriciclos

Com a proposta de ouvir e buscar conhecimento sobre as principais dificuldades enfrentadas na área de segurança pública, o programa Sejusp Itinerante, criado pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), levou  mais uma edição de Câmaras Temáticas para a regional Tarauacá/Envira. O encontro entre os principais representantes da cidade e integrante das forças de segurança do Estado e da União foi realizado na manhã desta sexta-feira, 23, no auditório do Instituto Federal do Acre (Ifac).

Estiveram presentes todos os representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Participaram do evento a prefeita do município de Tarauacá, Maria Lucineia Menezes, o vice-prefeito de Feijó, Elson José Vinicius, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos, bem como os representantes que compõem o Sistema Integrado de Segurança.

Esta é a terceira edição do programa, que além de apresentar o Plano Estadual de Segurança, objetiva levar o conhecimento sobre os principais investimentos realizados pela pasta em cada município da regional, além de oferecer oficinas e discussões desenvolvidas por meio das Câmaras Temáticas.

“Nas entrelinhas, nosso principal objetivo é avançarmos no combate à violência em nosso estado. Como podemos fazer isso? Ouvindo cada gestor, buscando conhecer a realidade de cada região e com a união das instituições, buscar soluções eficazes e efetivas. Tivemos um evento produtivo e voltamos com o sentimento de dever cumprido”, destacou o secretário de segurança, Paulo Cézar Rocha dos Santos.

O secretário Paulo Cézar Rocha dos Santos apresentou o Plano Estadual de Segurança Pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A prefeita do município de Tarauacá, Maria Lucineia, exemplificou problemas específicos da região e agradeceu a ida de toda a equipe de segurança do governo ao município. “Quando temos um evento como esse,  entendemos a importância e a responsabilidade que cada órgão ou instituição tem sobre a segurança pública, entendemos que temos que contribuir para a promoção de políticas públicas e melhoria dos indicadores de violência. Se nos unirmos podemos colher bons resultados e fico agradecida em poder receber a equipe de governo em nosso município”, falou Maria Lucineia.

Maria Lucineia é prefeita do município de Tarauacá. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O vice-prefeito de Feijó, Elson Vinicius, também destacou a importância da parceria entre Estado, município e união e anunciou a doação de duas câmeras de monitoramento para ajudar no enfrentamento à violência. “Nos colocamos à disposição dos gestores para fazer o que for necessário. Recebemos bons avanços em nosso município este ano e acredito que com essa parceria, podemos chegar mais longe”, disse.

Elson José Vinicius é vice-prefeito do município de Feijó. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Entrega de quadriciclos

Durante o evento, a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) entregou quatro quadriciclos, sendo dois para cada município, no valor de R$ 135 mil. Os veículos serão destinados para atuação em áreas de zona rural, onde o patrulhamento extraordinário não alcança, reforçando o policiamento e garantindo segurança pública nos locais mais distantes e de difícil acesso.

Foram cedidos quatro quadriciclos para a regional. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Outros investimentos

Entre os principais investimentos na regional Tarauacá/Envira, foram destacados a reestruturação do sistema de videomonitoramento, instalação de câmeras com tecnologia para leituras de placas veiculares e também foi realizado um projeto técnico para a implantação de fibra ótica, realizados investimentos na ordem de mais de R$ 70 mil em parceria com o Poder Judiciário e feita a centralização dos atendimentos de emergência ao Centro Integrado de Comando e Controle da Capital.

Certificação

Os profissionais das forças de segurança que participaram da oficina de sobrevivência policial, evento ocorrido na quinta-feira, 22, também receberam certificação do curso durante o evento Sejusp Itinerante. Um representante de cada instituição da pasta recebeu a certificação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter