Estado realiza terceiro transplante de fígado em 2023 na Fundhacre

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realizou na madrugada desta quarta-feira, 22, mais um transplante de fígado, sendo este o terceiro do ano. Agora somam-se 65 transplantes realizados desde o início do programa, em 2014.

O órgão, que chegou por volta de meia-noite, com o apoio da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), é proveniente de Brasília.

O receptor, F.A.M.S, 69 anos, natural do município de Feijó, é portador de cirrose hepática por vírus da hepatite C e teve o quadro agravado devido evolução com hepatocarcinoma, aguardava na fila de espera por um fígado desde julho de 2022.

Estado realiza mais um transplante de fígado nessa madrugada de quarta-feira na Fundhacre. Foto: cedida

“O receptor internou aos cuidados assistenciais da equipe da Fundhacre, por volta de 14h da terça-feira, 21. A cirurgia, que ocorreu sem intercorrências, teve início de imediato, assim que o órgão chegou, e durou cerca de seis horas”, salienta a enfermeira Valéria Monteiro, coordenadora do Transplante Hepático na Fundhacre.

Com o término da cirurgia, o paciente foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde segue estável aos cuidados da equipe assistencial da UTI e da equipe de transplantes.

Ambulatório do Transplante Hepático

Os dois primeiros transplantados do ano tiveram alta médica e já passam pelo ambulatório do transplante hepático, que conta com uma equipe multidisciplinar especializada em transplantes, com atendimento de enfermagem, na área de psicologia e apoio administrativo para agendamento de exames.

A receptora Francisca das Chagas Gomes, de 66 anos, de Rio Branco, recebeu o transplante no dia 10 de fevereiro. “Já estou no ambulatório, feliz e muito bem atendida. Agora vou ter mais saúde e mais tempo para viver com meus netos, filhos e família. Agora é uma vida nova”, afirma.

Pacientes transplantados são atendidos no ambulatório da Fundhacre. Foto: cedida

Para o transplantado Jonas Bezerra, 56 anos, natural do município de Ipixuna /AM que aguardava na fila de espera por um fígado desde outubro de 2019, o momento é de muita gratidão.

“Quero agradecer a Deus, a toda equipe médica que participou da cirurgia, e as enfermeiras que sempre estão com a gente. Meus exames estão perfeitos. Está ocorrendo tudo bem. Agora é continuar tendo uma boa recuperação, voltar às atividades normais, tocar a vida com fé em Deus”, afirma Jonas.

“Quero agradecer a Deus e a toda equipe médica que participou da cirurgia”, afirma o transplantado Jonas Bezerra. Foto: cedida

Entenda o processo

Para viabilizar o processo de captação e transplantes é necessário a integração e envolvimento de uma equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO) vinculada à Central Estadual de Transplantes, com a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) que viabiliza a distribuição e logística para a chegada do órgão.

A Força Aérea Brasileira (FAB) que entra com o suporte do transporte dos órgãos. Já a equipe da Fundhacre viabiliza toda estrutura, assistência técnica, logística para equipe de transplantes e receptores dos órgãos, além da viabilização de um grupo cirúrgico com excelência em procedimentos desse porte.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter