Estado realiza segunda reunião sobre crescente fluxo de entrada de migrantes no Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), realizou nesta quarta-feira, 8, a segunda reunião da sala de situação sobre o crescente fluxo de entrada de migrantes no estado.

Segunda reunião da sala de situação sobre o crescente fluxo migratório no Acre. Foto: cedida

Junto às questões discutidas, foi apresentado um relatório situacional pela Secretaria de Assistência Social de Assis Brasil, município que apresenta maior fluxo migratório. Foi proposta ainda a criação de três grupos de trabalho – segurança, acolhida e instrução de saúde -, que serão responsáveis por reportar informações à Justiça Federal.

O titular da Seasd, Lauro Santos, irá até Assis Brasil na quinta-feira, 9, para verificar a situação e dialogar com as autoridades, levando, também, mantimentos ao local.

Migrantes chegam ao Acre pela fronteira com o Peru, em Assis Brasil. Foto: Neto Lucena/Arquivo Secom

O gestor recomenda aos acreanos que evitem o deslocamento para o Peru, pois o país passa atualmente por conflitos internos geradores de instabilidade política. “Não temos segurança jurídica para garantir o trânsito e depois a repatriação de brasileiros no território peruano”, alertou.

Estiveram presentes na reunião representantes do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/AC), da Casa Civil, da Polícia Rodoviária Federal, do 4° Batalhão de Infantaria de Selva, da Secretaria de Estado de Saúde, da Polícia Militar, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco e do Ministério Público do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter