Estado realiza roda de conversa sobre criação de núcleo de assistência à saúde dos trabalhadores

As ações de saúde do trabalhador são fundamentadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que consideram as relações produção-consumo, ambiente e saúde como determinantes do processo saúde-doença

Visando ao cuidado com a saúde dos trabalhadores, a Secretaria de Estado do Saúde do Acre (Sesacre) realizou a 1ª Roda de Conversa, sobre a criação do Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Nastt) no âmbito hospitalar, e a 1ª Oficina de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

O evento se dá em alusão ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. Foto: Cedida

Para a chefe da Divisão da Saúde do Trabalhador da Sesacre, Eliane Costa, é importante trabalhar na conscientização dos profissionais, além de aplicar, como prevenção, medidas de segurança coletivas e individuais.

“O acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, que pode levar a uma lesão corporal ou até mesmo acarretar perda ou redução da capacidade de trabalho, podendo, em casos mais extremos, levar a óbito”, explica Eliane.

O evento se dá em alusão ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, comemorado em 27 de julho, e contempla os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Tarauacá, com encerramento em Feijó, na quarta, 28. Os temas abordados são: O Papel Institucional do Centro Estadual de Referência da Saúde do Trabalhador no SUS, Arcabouço Legal do Visat, Monitoramento de Agravos e Doenças da Saúde do Trabalhador, Normativas de Saúde e Segurança no Trabalho e Papel do Controle Social no SUS.

A meta foi alcançar 60 profissionais nos municípios da regional do Juruá. Foto: Cedida

A meta da ação é alcançar 60 profissionais nos municípios da Regional do Juruá, e o público-alvo são profissionais dos departamentos de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias, Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Atenção Básica, Referência Municipal de Saúde do Trabalhador, Controle Social (CMS), sindicatos, associações e representações de classes.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter