Estado realiza curso em comunicação internacional para empresas do Acre

Com foco na ampliação da participação dos produtos e serviços acreanos em outros estados brasileiros e mercado internacional, o governo do Estado por meio da Agência de Negócios do Acre (Anac) em ação conjunta com Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em parceria com a Federação das Indústrias do Acre (Fieac) realizou na tarde desta sexta-feira, 5, o curso Comunicação Internacional: Empresas, Produtos e Negócios.

A atividade voltada a empresas com potencial para exportação reuniu empresários e profissionais com atuação nos segmentos madeireiro, alimentício e de confecções. “ Essa é a primeira de uma série de ações planejadas pela Anac com o objetivo de impulsionar a exportação de produtos e serviços locais. Tivemos aqui mais de vinte participantes de empresas diversas, o que nos deixa muito feliz”, disse a presidente da Anac, Waleska Bezerra.

Empresários do Acre participam de curso em Comunicação Internacional. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac.

O conteúdo programático abordou questões relacionadas a mercado consumidor, compradores internacionais, embalagem e estratégias de comunicação.  De acordo com Rodrigo Solano, Mestre em Comunicação e instrutor do curso, comunicação é capital simbólico: “ E no sentido amplo, como a nossa empresa se expõe é o que vai adicionar valor e tornar nosso produto único”.

Na avaliação de Tiago Mourão, empresário do ramo de alimentos, a capacitação permitiu ampliar o campo de visão: “  Trazendo informações de fora, só veio agregar. O próximo passo agora é adaptar algumas embalagens, fazer alguns contatos e concretizar a venda”, planejou.

Para o empresário Tiago Mourão conteúdo abordado agregou conhecimento. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac.

Já Lucélia Modesto, que é dona de uma malharia, a particpação o curso teve como foco a matéria-prima de países vizinhos: “ O Peru tem o melhor algodão, quero importar, meu intuito aqui foi adquirir conhecimento sobre o mercado internacional, como me portar, negociar, e recebi dicas importantes”.

Agenda de Negócios

Com o objetivo de reforçar ações que possam gerar renda, emprego e promover o desenvolvimento econômico e social, o governo  do Acre iniciou esta semana extensa agenda voltada ao desenvolvimento do comércio exterior. As estratégias incluem o  fortalecimento  da rota interoceânica e retomada de ações voltadas à qualificação, além de consultoria empresarial. “O comércio exterior é um eixo de desenvolvimento que gera negócios e a cada ano tem crescido cada vez mais, o Pacífico é um caminho que temos que fortalecer”, enfatizou o titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita.

A presidente da Anac, Waleska Bezerra e o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita no curso de Comunicação Internacional ministrado por Rodrigo Solano. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac.

As agendas incluem visitas institucionais, projetos para melhorias da infraestrutura, inclusive nas alfândegas. Com esse objetivo, na  próxima semana, gestores da Seict e Anac estarão em missão internacional no Peru. Visita à alfândega de Epitaciolândia e Porto de Xangai também constam da programação.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter