Estado realiza ação voltada para saúde a mental

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) realizou na manhã desta sexta-feira, 29, uma ação interna com os servidores da casa em Rio Branco, em alusão ao mês Janeiro Branco, que é voltado para os cuidados com a saúde mental.

Os servidores contaram  com uma palestra da chefe do Núcleo de Saúde Mental da Sesacre, Márcia Aurélia, que abordou a importância de cuidar da saúde metal, principalmente neste período de pandemia da Covid-19, em que o distanciamento social pode gerar ansiedade e pânico nas pessoas.

“Os nossos trabalhadores podem estar em sofrimento e a gente não sabe, então, com as ações internas, a gente possibilita que eles busquem também outras ferramentas para se cuidar”, afirma Márcia Aurélia.

Núcleo da Saúde Mental, Márcia Aurélia, palestrou sobre cuidados com a saúde mental. Foto: Odair Leal

O objetivo também foi integrar todas a áreas que têm relação direta com a saúde mental com a perspectiva de um olhar ampliado para outras práticas do Sistema Único de Saúde (SUS), como a auriculoterapia, a massoterapia e a ginástica laboral.

“Precisamos fortalecer essas ações dentro da nossa casa, cuidar dos trabalhadores significa zelar pelos nossos para poder cuidar do próximo”, ressaltou Márcia Aurélia.

Servidoras da casa participando da palestra. Foto: Odair Leal.

Na oportunidade, os servidores receberam um kit embalado e higienizado contendo alimentos com propriedades que protegem as atividades cerebrais e aumentam, na corrente sanguínea, a concentração de serotonina, neurotransmissor associado ao humor.

A palestra foi promovida por Márcia Aurélia, pela chefe do Núcleo das Práticas Integrativas Complementares de Saúde, Kariny Gonçalves; pela técnica do Núcleo de Alimentação e Nutrição, Madeleine Guimarães; e a chefe do Núcleo de Programação da Academia de Saúde, Ana Maria Alves.

Servidoras da casa participaram da palestra. Foto: Odair Leal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter