Articulação

Estado realiza ação de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Cruzeiro do Sul

Celebração do 18 de maio frisa a importância de se combater o mal

Conquista que demarca a luta pelos direitos humanos no território brasileiro, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela lei federal 9970/00, é comemorado todos os anos em 18 de maio.

O governo do Estado, por meio do gabinete da primeira-dama e da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou nesta segunda-feira, 18, uma ação de conscientização com entrega de máscaras de proteção para combate ao novo coronavírus em Cruzeiro do Sul, como parte da campanha “Faça bonito, disque 100 – Quarentena sem violência contra a criança”.

Primeira-dama, Ana Paula Cameli, entrega 50 máscaras para a gerente-geral do Banco do Brasil, Mônica Brasil, acompanhada da equipe da SEASDHM Foto: Cedida.

Na oportunidade, a primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, realizou a entrega de 50 máscaras de proteção, com a divulgação da campanha, para o Banco do Brasil de Cruzeiro do Sul. “A proposta da ação é destacar a importância de conscientização sobre o tema, pois, nesse período de distanciamento, crianças e adolescentes podem estar convivendo com o seu abusador. É importante mobilizarmos, sensibilizarmos, informarmos e convocarmos toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual, contando sempre com o apoio do Estado e do Município”, destacou.

Primeira-dama, Ana Paula Cameli, e equipe da SEASDHM em Cruzeiro do Sul Foto: Cedida.

A iniciativa é realizada de forma articulada entre os órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos do Estado. A coordenadora da SEASDHM em Cruzeiro do Sul, Milca Santos, que acompanhou a primeira-dama, disse que a ação, que teve início no sábado, 16, já entregou 300 máscaras.

“Foi uma grande honra receber o apoio da primeira-dama nesta campanha. É a primeira vez que estamos vendo a união do governo e prefeituras por uma causa tão relevante, que é a proteção de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou Milca.

Máscaras de proteção, de divulgação da campanha Foto: Cedida

Para a secretária Municipal de Assistência Social de Cruzeiro do Sul, Adriana Barros, a parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o governo do Estado representa uma relevante soma de esforços. “A parceria possibilitará ampliar e intensificar nossas ações. Proteger e garantir os direitos de nossas crianças é dever de todos e juntos podemos mais”, afirmou.