Estado promove qualificação em fotografia digital para comunicadores do Juruá

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), promoveu na manhã desta segunda-feira, 28, em Cruzeiro do Sul, uma qualificação em fotografia digital para assessores do governo e profissionais da imprensa que atuam no Vale do Juruá.

Profissionais estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 28. Foto: Marcos Santos/Secom

No total, 35 profissionais participaram do curso ministrado pelo renomado fotojornalista acreano, Marcos Vicentti. “A disseminação do saber ajuda a aperfeiçoar o nosso trabalho. Neste caso, é uma forma de melhorar o texto, pois a fotografia, que está presente em todas as mídias sociais, colabora com a arte de comunicar e ajuda a atrair a atenção do leitor para a matéria que foi publicada. Foi um momento que propiciou uma troca de experiências e promoção de conhecimento”, argumentou Vicentti, que atua como fotógrafo da Comunicação Institucional.

Voltada para a área da fotografia e de assessoria, com foco na valorização da imagem do assessorado, por meio da organização do espaço, do fotógrafo e do fotografado, a atualização fez abordagens da parte técnica, como luz, diafragma e obturador, e apresentou técnicas de uso do celular para registro de foto institucional.

Nayara Lessa: “É uma proposta de governo a melhoria dos serviços oferecidos pela comunicação”. Foto: Marcos Santos/Secom

“A gestão do governador Gladson Cameli tem sido democrática e tem o compromisso de seguir dando condições para que haja melhorias na qualidade do trabalho da Comunicação Institucional e também dos demais colegas de imprensa. Ficamos felizes em contribuir para o crescimento de cada profissional”, ratificou Nayara Lessa, titular da Secom.

Teoria e prática

“A oportunidade vai enriquecer a minha prática”, foram as palavras usadas por Marcos Santos, fotógrafo da Secom no Juruá, ao expressar a importância da capacitação para a sua carreira.

Marcos Santos é o fotógrafo da Secom, no Juruá. Foto: cedida

Há quase quatros anos acompanhando pautas que trouxeram melhorias para a vida da população do Juruá, Marcos enfatiza que todos os dias a profissão traz relevantes aprendizados. “É durante a caminhada que eu cresço e aprendo bastante. Considero a fotografia uma forma de vida e um meio para eternizar momentos”, observou.

Rompendo limites

O trajeto de quase 10 quilômetros de Rodrigues Alves a Cruzeiro do Sul não dificultou a participação de Wanderley da Silva Santana ao curso. Para ele, a atualização vai ajudar a corrigir falhas na comunicação da Paróquia São José, em Rodrigues Alves, onde atua produzindo fotos e vídeos. “Não poderia perder a oportunidade. Cheguei cedo, registrei cada dica, e só tenho a agradecer”, disse.

Wanderley saiu de Rodrigues Alves para participar da capacitação em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

O profissional Marcos Vicentti

Com mais de 20 anos de experiência com fotografia documental, jornalística e assessoria de imprensa, Marcos Vicentti tem a carreira marcada por conquistas e premiações.

Registro de Marcos Vicentti atuando durante viagem à Serra do Divisor. Foto: cedida

Vicenti foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre; ganhou a medalha de bronze na categoria Imagem Destacada/Cena de Rua, no Grande Prêmio Fotografe, de 2021, premiação internacional de fotografia; medalha de bronze no prêmio nacional da Revista Fotografe Melhor, em 2021; e recebeu menção honrosa do Prêmio Nacional Esso, em 2005.

Foto que levou a medalha de bronze no Grande Prêmio Fotografe de 2021. Foto: Marcos Vicentti

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter