Nos dias 30 e 31, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) e do Conselho Estadual de Assistência Social do Acre (Ceas), promoveu uma reunião descentralizada dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS).
No auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), a reunião regional orientou os profissionais de assistência social do Alto Acre, Baixo Acre e Purus, com direcionamentos de preparação para as futuras conferências municipais, as quais serão realizadas em todos os municípios acreanos até o mês de agosto.
Com o tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (Suas): o Suas que temos e o Suas que queremos”, os 22 municípios acreanos levantarão propostas que atendem às realidades locais, a partir do olhar dos usuários dos serviços, dos seus trabalhadores, da gestão e das entidades socioassistenciais.
Regiani de Oliveira, presidente do conselho estadual, explica: “As conferências são espaços democráticos de participação, onde a sociedade pode avaliar os avanços e desafios no âmbito da política de assistência social. Para a promoção plena, os municípios contam com o apoio do conselho estadual, provendo orientações quanto à metodologia”.
Estefânia Pontes, assistente social da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), participou do encontro e incentivou os profissionais a se aprimorarem: “Somos garantidores de direitos. Com conhecimento e argumentação podemos nos apropriar para atuar com maior domínio e assim, garantir mais conquistas para a nossa sociedade”.
O secretário executivo Antônio Leite, de Sena Madureira, destaca: “Esse foi um encontro muito proveitoso. Sempre que reunimos o Estado, saímos com algo na bagagem para aprimorar o nosso trabalho diário no município. Esse momento é um fortalecimento da assistência social acreana”.