Nesta quarta-feira, 14, a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), promoveu um encontro de sensibilização e educativo com os estudantes da Escola Glória Perez, apresentando a importância da garantia de direitos humanos na sociedade. A Diretoria de Direitos Humanos tratou sobre o protagonismo juvenil, a valorização da história afro-brasileira e o enfrentamento ao racismo e homofobia.
Uma ação que ocorre em alusão ao 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma data significativa para a história da humanidade e para o modo como as sociedades são constituídas na contemporaneidade.
A titular da pasta, Ana Paula Lima, se mostra grata ao trabalhar próximo aos adolescentes: “É especial estabelecer o diálogo entre os jovens e o Estado, um passo importante para nós que promovemos políticas públicas. Vocês estão no início da vida em sociedade, com novas percepções e com o dever de respeitar ao próximo, em busca de um mundo mais inclusivo e respeitoso”.
Elissandra Vieira, chefe da Divisão de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência e População em Situação de Rua, conta que foi recepcionada por uma participação ativa dos alunos: “Tivemos um debate super enriquecedor, com troca de experiências, fazendo com que eles tenham compreensão da pluralidade na sociedade, promovendo igualdade e justiça social”.
Thiago Elias, chefe do Departamento de Promoção de Políticas para a Juventude da SEASDHM, assegura para os alunos: “A juventude sempre foi uma pauta importante no governo Gladson Cameli, com órgãos atuantes que se voltam para a garantia de direitos de toda a população, buscando firmar políticas públicas de extrema importância. A mobilização dos jovens para a sociedade é essencial para que tenhamos um mundo mais justo e livre de preconceitos”.