O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), prepara os ajustes finais para a reinauguração da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, em Rio Branco. As obras de reforma e ampliação estão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e a previsão é de que a unidade seja entregue já na próxima semana.
O investimento é proveniente de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), na ordem de R$ 2.286.488,87.
O novo espaço conta com modernos laboratórios de informática, biologia e química, física e matemática, estética facial e corporal, e consultório odontológico, além de quatro salas de aula e um auditório com capacidade para 150 pessoas.
Cursos ofertados
Atualmente, a Escola Técnica em Saúde possui cerca de 1.300 alunos em todo o estado. Os discentes encontram-se em fase de conclusão de curso em estágio supervisionado nas áreas de enfermagem, análises clínicas, saúde bucal, órteses e próteses, imobilização ortopédica, nutrição e dietética, equipamentos biomédicos, vigilância em saúde e gerência em saúde.
Com a revitalização da unidade de ensino técnico, o Ieptec dará início a diversos cursos destinados a alunos do novo ensino médio da rede pública estadual, entre eles, Radiologia, Enfermagem, Farmácia e Imagem Pessoal.
O espaço ainda contará com a oferta de novos cursos de qualificação profissional, como Balconista de Farmácia, Atendente em Serviços de Saúde e Higienista em Serviços de Saúde. A iniciativa já conta com alunos de 13 escolas da rede pública de Rio Branco.
Segundo o presidente do Ieptec. Francineudo Costa, as escolas da rede de educação profissional do Estado encontram-se em fase de adequação ao novo formato do ensino médio, em que o aluno pode optar por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular.
“A reforma da escola está alinhada à implementação do novo ensino médio, em que a educação profissional entra na matriz curricular. Com isso, a Escola Maria Moreira vai atender não apenas às demandas da Educação, mas da Saúde e, claro, da própria comunidade”, explica.