O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), realizou nos dias 3 e 4, em Tarauacá e Cruzeiro do Sul, respectivamente, reunião de planejamento da realização da mostra Viver Ciência itinerante com as equipes gestoras escolares, instituições parceiras e as representações da SEE nos municípios.
Na próxima semana a equipe do Departamento de Inovação se reunirá com os grupos de Brasileia, Epitaciolândia e Acrelândia, em um trabalho de planejamento, divulgação e mobilização das equipes gestoras para a participação das escolas no evento.
Os alunos de Acrelândia este ano serão contemplados pela primeira vez com a realização da mostra Viver Ciência itinerante na cidade.
A 8ª edição da exposição, com o tema A Ciência a Serviço da Vida, será presencial. As reuniões de planejamento serão realizadas nos cinco municípios participantes do evento, sendo que Brasileia e Epitaciolândia farão juntos.
Devido ao calendário escolar apertado, a mostra será realizada este ano em quatro municípios, mas em 2019 chegou a atender 16 cidades acreanas.
“Nós estamos realizando o planejamento da Viver Ciência com os coordenadores dos núcleos e equipes, para, posteriormente, divulgarmos o calendário com as datas definidas. Vamos nos reunir ainda com o secretário Aberson para definirmos detalhes da realização de um evento grandioso”, declarou a chefe do Departamento de Inovação da SEE, Raquele Nasserala.
A previsão é que o evento seja realizado nos dias 8 e 9 de julho em Tarauacá, 4 e 5 de agosto em Cruzeiro do Sul, na escola Flodoardo Cabral , em Rio Branco, no mês de novembro, e nos demais municípios as datas e locais de realização ainda serão fechadas nas reuniões de planejamento.
Sobre a Viver Ciência
A mostra científica é considerada a maior do estado do Acre e reúne ações inovadores. É um evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes e diversas instituições parceiras.
A primeira edição foi em 2015 e, desde então, vem incentivando milhares de estudantes da rede de educação básica para iniciação à pesquisa e à produção de conhecimento.
Nos anos 2020 e 2021 a Viver Ciência adotou o formato virtual, devido a pandemia da covid-19, mas este ano a mostra será presencial.