capacitação

Profissionais do Lacen participam em Brasília de treinamento para detecção de micoses

Duas profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de Rio Branco, estão em Brasília (DF), para participar de um treinamento ofertado pelo Ministério da Saúde (MS), focado no diagnóstico laboratorial de micoses.

A capacitação se iniciou na segunda-feira, 2, e vai até a sexta, 6, no Lacen do Distrito Federal. O objetivo é implementar técnicas básicas de exame micológico direto, cultura para fungos e sorologia com métodos para detecção das principais micoses em todas as unidades do Lacen do país.

“Queremos expandir o Setor de Micologia e esse treinamento veio em boa hora. Sabemos da importância deste diagnóstico para o cenário atual da saúde pública e somos gratas pela oportunidade, confiantes que conseguiremos desenvolver um bom trabalho dentro desse setor no Lacen”, destacou Janaina Mazaro, gerente de Assistência à Saúde do laboratório.

O treinamento, organizado pelo Ministério da Saúde (MS), tem duração de 5 dias. Foto: cedida

Em janeiro, foram confirmados, pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), dois novos casos do superfungo Candida auris em um hospital de Recife. Até o momento, foram notificados nove casos nesse hospital.

Ele é conhecido como “superfungo”, pois possui resistência aos antifúngicos convencionais, podendo permanecer viável por tempo indeterminado no ambiente, sendo resistente a diversos desinfetantes. Geralmente, as infecções ocorrem em pessoas imunodeprimidas ou com comorbidades.

O treinamento é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde da SVS (CGLAB/Daevs) do Ministério da Saúde, como parte do plano de Estruturação da Rede Nacional de Diagnóstico de Micoses.