Estado participa do Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres participou da quinta e última edição do Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, realizado na última quinta-feira, 3, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na cidade de Recife.

Foram debatidos nas cinco regiões brasileiras os temas:  Suicídio e Automutilação; Violência Contra a Mulher e o Sistema Único de Segurança Pública. O evento contou com a participação de parlamentares de diversos estados brasileiros, especialistas, técnicos, estudantes e representantes da sociedade civil.

É um tema que nosso Estado já vem trabalhando, principalmente com a integração e fortalecimento das instituições que compõem a rede de proteção a mulher Foto: Cedida

Representando o Governo do Acre, a diretora de Políticas para as Mulheres, Isnailda Gondim, falou da necessidade de medidas protetivas, soluções tecnológicas como a plataforma Botão da vida, que é genuinamente acreano que em conjunto com a Patrulha Maria da Penha, implementado de acordo com a realidade dos outros estados, será um aliado na proteção da mulher e da família.

“É um tema que nosso Estado já vem trabalhando, principalmente com a integração e fortalecimento das instituições que compõem a rede de proteção a mulher. Eu, enquanto Diretora de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres da SEASDHM, tenho buscado meios e soluções para pôr fim a essa violência e o número crescente de mulheres violentadas no nosso Acre”, destacou Isnailda Gondim.

Em um seminário como esse, é o momento de se fazer um networking, de ouvir, e de aprender também com os outros estados. Tenho muito a fazer para minimizar essa pandemia de violência contra as mulheres que assola nosso país e estado do Acre. Precisamos da união das Instituições, do poder público, do judiciário, empresas privadas e da sociedade civil para que trabalhemos a conscientização de nossas crianças e adolescentes que Família é o núcleo fundamental para uma sociedade bem constituída e a Mulher é a peça fundamental de fortalecimento desse núcleo, e merece ser preservada e respeitada”, completou a diretora de políticas para as Mulheres.

A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que acontecerá na cidade de Salvador-BA, dos dias 20 a 22 de novembro, onde será entregue ao Governo Federal o documento final com a compilação de todas as propostas apresentadas nesses cinco eventos realizados ao longo deste ano Foto: Cedida

Segundo o presidente da Unale, deputado Kennedy Nunes (PSD-SC), o fechamento deste ciclo se dará na ocasião da 23 Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que acontecerá na cidade de Salvador-BA, dos dias 20 a 22 de novembro, onde será entregue ao Governo Federal o documento final com a compilação de todas as propostas apresentadas nesses cinco eventos realizados ao longo deste ano.

“Essas propostas serão então, transformadas em projetos de lei e espalhados em todos os estados para implementação de políticas públicas nessas áreas em defesa da vida”, explicou Kennedy Nunes.