ações socioambientais

Estado participa do Fórum de Desenvolvimento das Mulheres do Alto Acre

Por Arinelson Morais

Com o propósito de apresentar as políticas e ações socioambientais desenvolvidas no estado, a coordenadora-geral do Programa REM Acre – Fase II, Roseneide Sena, participou na manhã desta quinta-feira, 27, do Fórum de Desenvolvimento das Mulheres do Alto Acre, realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri.

Equipe do Programa REM e Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) estiveram presentes no primeiro dia do evento. Foto: Mayara Montenegro/REM

O Programa REM atua com esses coletivos ofertando ações de inclusão de renda nas cadeias produtivas do subprograma Territórios de Produção Familiar Sustentável, que beneficia mais de 3.200 mulheres, envolvendo projetos da cadeia produtiva da borracha, do mel e da pecuária diversificada, entre outros. Também contribui com geração de renda para mais de 400 mulheres, por meio de projetos do subprograma Territórios Indígenas.

Ainda em 2023, contemplará mais de três mil beneficiários, sendo prioridade as mulheres, com a implantação do projeto Cadeia Produtiva da Galinha Caipira, que contará com a instalação de um centro de incubação nas unidades demonstrativas nos territórios prioritários.

O intuito foi apresentar para as mulheres rurais, ribeirinhas e indígenas projetos que contribuam para a geração de renda. Foto: Mayara Montenegro/REM

A coordenadora Roseneide Sena ressaltou que os efeitos das mudanças climáticas afetam a vida de todos no planeta, em especial as mulheres. “Devido a inundações e secas que alteram o ciclo das produções e criações, acaba sendo afetada a geração de renda dos produtos”, apontou.

A ministra do Ministério de Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, também participou do evento, por meio de videochamada. Foto: Mayara Montenegro/REM

O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (Beis), além do Banco KfW, para implementação de projetos voltados a conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.