O Governo do Estado do Acre participou nesta sexta-feira, 24, da primeira reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS) em 2023. O evento foi realizado em Manaus (AM) e contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
O evento reuniu junto ao MDIC e Suframa, autoridades políticas e empresariais, bem como representantes de entidades de classe da região.
Representado pelo secretário da Fazenda em exercício, Amarísio Freitas, membro suplente do governador Gladson Cameli no Conselho de Administração (CAS), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o estado participou de deliberações a respeito de 44 projetos industriais e de serviços.
A estimativa é que os investimentos alcancem a marca de R$ 1,5 bilhão e a geração de mais de 1.500 novos empregos, estendendo-se a partir da Zona Franca de Manaus (ZFM), no Amazonas, para os estados do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, áreas de atuação da autarquia.
“A indústria cresce, ajuda o comércio, o serviço, o agro, vai criando um ciclo virtuoso de trabalho, gerando emprego e desenvolvimento”, disse Alckmin.
A ocasião contou ainda com uma exposição de 22 empresas e instituições de Ciência e Tecnologia regionais. Além disso, foi apresentado um balanço diversificado e qualitativo da produção do Polo Industrial de Manaus, de experiências positivas e potencialidades relacionadas a projetos do ecossistema de inovação da ZFM.
“Concordamos que a Suframa não é da Amazônia, é do Brasil, do mundo. O Acre se coloca à disposição dos novos projetos de indústria e serviços em discussão, para que usufruam de nossa matéria-prima e mão de obra e, assim, gere riqueza para todo o povo”, disse Amarísio Freitas.