Estado oferece tratamento psicológico aos servidores da Segurança

O Ciab conta com oito profissionais das áreas de psicologia, assistência social e psiquiatria (Foto: Cedida)
Ciab conta com oito profissionais, nas áreas de psicologia, assistência social e psiquiatria (Foto: Cedida)

O Centro Integrado de Apoio Biopsicossocial (Ciab) oferece, desde 2008, tratamento psicológico aos servidores da Segurança Pública do Estado do Acre. Com desenvolvimento de atividades laborais, a quantidade de atendimentos realizados pelo setor já soma mais de 11 mil em diversas modalidades.

Com objetivo de oferecer assistência psicológica ao servidor e seus familiares, o projeto já atendeu 700 pessoas por meio de uma equipe de profissionais capacitados para acolher policiais, bombeiros e agentes.

“O centro realiza atividades que ajudam o servidor no desenvolvimento de suas ações, seja no local de trabalho ou no convívio familiar”, disse a psicóloga e coordenadora do Ciab, Francisca Belém.

A maioria dos casos, de acordo com a coordenadora, é decorrente da depressão. “A doença pode evoluir para um quadro de bipolaridade, e se a pessoa tiver predisposição, chega a casos de esquizofrenia. Também temos registros de síndrome do pânico, que ocorre em função do transtorno de estresse pós-traumático, inerente à profissão. O que o Ciab faz, hoje, não é uma ideologia, mas uma necessidade”, concluiu.

Referência para o ensino superior

O Ciab é referência em modelo de projeto para outros estados e oferece, também, estágio a alunos das três instituições de ensino superior do Acre.

Inaugurada em outubro de 2015 na capital, a nova sede está localizada nas dependências da Secretaria de Estado de Polícia Civil, na Avenida Antônio da Rocha Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter