Estado oferece coleta de PCCU no Via Verde Shopping

Nesta sexta-feira, 8, das 14 às 22h, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está oferecendo, no Via Verde Shopping, em Rio Branco, coleta de exame preventivo de colo de útero, popularmente conhecido como exame preventivo. A atividade faz parte do cronograma de ações voltadas à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

Além das ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama, o Estado também realiza atividades de conscientização sobre o câncer de colo de útero, tendo em vista que é uma das patologias que mais acomete mulheres no Brasil.

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição.

Em razão disso, o Outubro Rosa também é conhecido como a campanha que alerta para o cuidado à saúde das mulheres. Por isso, ações como a que está sendo realizada no Via Verde Shopping garantem que o serviço básico de saúde pública alcance a todos.

As mulheres interessadas em realizar o exame devem apresentar: cartão do SUS, CPF, RG, comprovante de residência com CEP, como a conta de energia. Após a coleta e análise, a paciente será comunicada pela equipe sobre o resultado.

A ação tem como parceiros: Via Verde Shopping Rio Branco, Secretaria Municipal de Saúde Rio Branco, Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, da Universidade Federal do Acre (Ufac), e Centro Universitário Uninorte.

A doença

De acordo com o INCA, o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), destaca que câncer de colo do útero pode ser prevenido por meio da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). Há mais de uma década, existem vacinas que protegem contra os tipos frequentes de HPV que causam câncer. A OPAS recomenda administrar essa vacina a meninas de 9 a 14 anos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter