Estado leva orientações de saúde a municípios distantes

Um governo comprometido com a Saúde é refletido em uma equipe disposta a enfrentar qualquer obstáculo para levar orientação e assistência aos lugares mais distantes do Acre. O percurso até Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, municípios que receberam os servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) na última semana, começou com cerca de 8 horas de estrada de Rio Branco até Cruzeiro do Sul.

O objetivo é prestar orientações, fiscalizar e apoiar as secretarias municipais de Saúde das respectivas cidades quanto às estratégias e, principalmente, destacar a importância de um Núcleo de Educação em Saúde ativo, que funciona como uma ferramenta de prevenção e melhora dos indicadores, fazendo com que os municípios recebam mais recursos do governo federal.

Em Porto Walter, equipe da Sesacre enfatiza a necessidade e importância de se investir em estratégias de educação Foto: Cedida

De Cruzeiro do Sul até Porto Walter, o trajeto deixou de ser em terra e prosseguiu pelo rio Juruá, somando mais 5 horas de viagem de barco até a antiga colônia de imigrantes alemães. Lá, de acordo com o técnico do Núcleo de Educação em Saúde do Estado, Eduardo Messias, a equipe enfatizou a necessidade e importância de se investir em estratégias de educação.

“Eles firmaram um compromisso de portariar as pessoas que ficarão responsáveis sobre o Núcleo do município, para trabalharmos em parceria. Além disso, conversamos sobre políticas de educação e atenção primária. Também realizamos visitas técnicas nas unidades”, relatou Eduardo Messias.

Orientações técnicas em Educação em Saúde foram intensificadas em Marechal Thaumaturgo Foto: Cedida

Com o mesmo objetivo, foram mais 5 horas de barco até o município de Marechal Thaumaturgo, onde já existe um Núcleo de Educação em Saúde implantado. A equipe só intensificou ainda mais as orientações aos servidores responsáveis.

“O governador Gladson Cameli e o secretário Alysson Bestene sempre estão nos apoiando, visando o bem da população em geral. Esta é a nossa missão, cuidar da saúde com muita atenção e compromisso”, finalizou o técnico do Núcleo de Educação em Saúde, Eduardo Messias.

A visita aos municípios faz parte de um cronograma de ações estabelecido pela Sesacre, por meio do Departamento de Ações e Programáticas e Estratégicas (Dape), visando a organização de políticas e atividades para o ano de 2021.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter