controle químico e biológico

Estado intensifica controle de praga em cultivo de mandioca

As equipes da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) realizaram uma visita técnica ao Ramal da Castanheira, Km 1, na Comunidade Nova Promissão, no município de Capixaba.

Ataque de mandarová foi observado em uma propriedade que estava com desfolha total na mandioca. Foto: Cedida.

O objetivo da visita foi explicar o ciclo de ocorrência do mandarová e o controle químico e biológico da espécie, que é a praga responsável por uma das principais perdas na cultura da mandioca, devido à sua alta capacidade de consumo das folhas.

De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador de educação sanitária e vegetal do Idaf, Samuel Almeida da Luz, o ataque foi observado em uma propriedade que estava com desfolha total na mandioca.

“As lagartas já estavam em fase final de desenvolvimento, muitas já em forma de casulo, para então virarem mariposas, que são a fase adulta do inseto. O ataque estava se alastrando para propriedades vizinhas”, ressaltou o engenheiro agrônomo.

A recomendação dos técnicos do Idaf foi uso de inseticida na plantação, por ser o controle mais eficaz para a situação, tendo em vista o estágio avançado de ataque.

Na comunidade existem aproximadamente 144 famílias e a maior parte delas vivem da agricultura familiar. Até o momento, 15 propriedades foram atacadas pela praga, atingido 80 hectares de plantio de mandioca.

Recomendação dos técnicos do Idaf foi uso de inseticida na plantação, por ser o controle mais eficaz para a situação, tendo em vista o estágio avançado de ataque. Foto: Cedida.

O técnico explicou que o Idaf atende os produtores por demanda, assim, as próximas visitas serão realizadas onde houver ocorrência do mandarová.

“Levando em conta a incidência em Capixaba, poderemos fazer as visitas em municípios próximos, como Xapuri, Senador Guiomard e até mesmo Rio Branco”, destacou o engenheiro agrônomo.

Idaf atende os produtores por demanda, assim, as próximas visitas serão realizadas onde houver ocorrência do mandarová. Foto: Cedida.

A visita em Capixaba foi realizada na última quinta-feira, 25, e participaram da reunião 12 produtores da comunidade; o secretário municipal de Agricultura, Sandro Marcelo de Melo; os técnicos do Idaf, Pedro Arruda Campos e Samuel Almeida Luz; o presidente da Associação Nova Promissão, Francisco de Assis Batista; a gerente do escritório da Sepa de Capixaba, Fernanda Cruz; e a técnica da Sepa de Rio Branco, Jannyf Christina dos Santos.