16 Dias de Ativismo

Estado instrui servidores da Defensoria Pública sobre violência psicológica 

A Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres do Acre (SEASDHM) realizou, nesta quinta-feira, 8, uma palestra sobre violência psicológica para os servidores da Defensoria Pública do Estado (DPE/AC), uma das instituições parceiras da Rede de Proteção Acreana.

A violência psicológica é uma forma de agressão caracterizada por constrangimentos, ameaças, humilhação, manipulação, chantagem, isolamento, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outra situação que cause prejuízo à saúde psicológica e autodeterminação da vítima. A prática criminal prevista desde a criação e aplicação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006), a violência psicológica ganhou mais uma dimensão punitiva  com a criação do programa Sinal Vermelho, por meio da Lei 14.188 de 2021.

Psicóloga Maria Vidal: “Escuta humanizada e acolhimento de qualidade”. Foto: Carlos Alexandre/Secom

Maria Vidal, psicóloga da Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres da SEASDHM, falou sobre violência doméstica, os seus ciclos e relações abusivas, além dos danos psicológicos causados, como estresse pós-traumático, fobias, síndrome do pânico, ansiedade e depressão. 

“Com o atendimento psicológico, podemos tirar as mulheres desses danosos ciclos de violência. Com uma escuta humanizada, conseguimos promover um acolhimento de qualidade, resgatando o amor próprio e a autonomia da mulher”, destacou.

A palestra sobre violência psicológica foi dirigida a servidores da Defensoria Pública do Estado. Foto: Carlos Alexandre/Secom

Na ocasião, Maria Vidal abriu discussão sobre gaslighting, uma violência psicológica sutil, em que o manipulador objetiva mexer com a emoção da vítima na tentativa de se beneficiar de alguma maneira, o que é prática comum em relacionamentos tóxicos, sejam amorosos, familiares, profissionais ou de amizade.

A ação faz parte dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma campanha internacional que se estende do dia 25 de novembro a 10 de dezembro, com diversas ações educativas e preventivas, pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres.

Para realizar denúncias sobre mulheres vítimas de violência psicológica, recorra aos seguintes canais:

Central de Atendimento à Mulher – Disque 180
Atendimento da Polícia Militar – Disque 190

Diretoria de Murelheres da SEASDHM: (68) 99247-7989
E-mail: diretoria.mulheres.ac@gmail.com