Estado inaugura Núcleo de Semiliberdade Raquel Moraes para adolescentes infratores na capital

Para aprimorar o atendimento prestado aos adolescentes em cumprimento de medida de semiliberdade, o governo do Acre inaugurou nesta sexta-feira, 18, o Núcleo de Semiliberdade Raquel Moraes, pertencente ao Instituto Socioeducativo (ISE), na região central de Rio Branco, onde anteriormente funcionava a União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umamrb).

O governador Gladson Cameli tem se esforçado para recuperar espaços públicos e trazer dignidade aos servidores e população que busca os serviços. Foto: Neto Lucena/Secom

“Isso demonstra o compromisso do governo com o servidor público e com as repartições do Estado. O novo espaço vai atender o trabalho social que a equipe do ISE vem fazendo, para que possamos dar novas oportunidade a jovens que muitas vezes estão sem esperança. Com esse trabalho, podemos mudar a realidade desses adolescentes”, reforçou o governador Gladson Cameli.

A Umambr passa a ter sede própria, funcionando na antiga Casa do Artesão, num anexo ao prédio do ISE. A mudança atende às necessidades das duas instituições. O Núcleo de Semiliberdade estava funcionando de forma precária na Escola Darcy Vargas e a Umambr em um espaço já depredado pela ação de criminosos.

Após mais de 35 anos, a Umambr ganha uma sede própria. Foto: Neto Lucena/Secom

Por meio de parceria do ISE com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o prédio passou por uma reforma, no valor de R$ 224 mil, recurso próprio.

“Esse prédio estava abandonado, deteriorado. E nós precisávamos desocupar o prédio da escola, que estava se preparando para iniciar o ano letivo de 2022. Não tínhamos sede própria. Encontramos esse imóvel do Estado e, após os trâmites burocráticos, conseguimos afetá-lo para o ISE. Foi feita uma ampla reforma para atender o instituto e também a Umambr”, explicou o presidente do ISE, Mario Cesar Freitas.

Servidores ficaram contentes com a mudança. Foto: Neto Lucena/Secom

Além de trazer dignidade para ambas as instituições, a mudança oferece segurança para os prédios públicos e para a população que frequenta ou mora no local. “Tínhamos um problema grande com relação à segurança ali, pois os prédios estavam sendo ocupados por pessoas em situação de rua e dependência química. Aconteciam furtos frequentes nos locais, e agora temos câmeras de segurança instaladas e vigilantes, inclusive durante o período noturno”, ressaltou Mario.

Presente do governo do Estado aos comunitários

“Uma honra receber esse presente do governo do Estado. Gladson é sempre muito atento e sensível às causas da nossa população. Há mais de 35 anos, não tínhamos sede”, relatou Adalnira Nogueira, presidente dos conjuntos Oscar Passos I e II. A entrega da sede da Umambr se deu em um dia festivo e especial para os representantes de bairro, ja que nesta sexta se comemora o Dia do Líder Comunitário.

Dia festivo para os representantes de bairros. Foto: Neto Lucena/Secom

Concurso

Uma das marcas do governo do Estado é o fortalecimento das ações de combate ao crime e ressocialização. Além dos investimentos que vem realizando na Segurança Pública e as contratações do cadastro de reserva das polícias Militar e Civil, o ISE está com um concurso em andamento, para preenchimento de mais 420 vagas de agentes socioeducativos, técnicos administrativos, psicólogos e assistentes sociais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter