diálogo

Estado fortalece Saúde Indígena em Tarauacá

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), esteve em Tarauacá cumprindo agenda da Saúde Indígena. Nesta terça-feira, 19, representantes do Núcleo de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis, e do Núcleo de Educação em Saúde, acompanhados da prefeita Maria Lucinéia e o do secretário municipal de Saúde, Alderlândio França, fizeram uma visita à comunidade Caucho, na aldeia do Povo Huni Kuin.

Prefeita Maria Lucinéia e o o secretário de Saúde Alderlândio França durante visita à aldeia. Foto: Cedida

A visita teve como objetivo ouvir as demandas de lideranças indígenas a respeito do atendimento de saúde nas unidades do Município e Estado. E, também, aproximar as equipes gestoras e alinhar ações estratégicas para a melhoria nos fluxos de atendimento de forma fluida, além de consolidar parcerias.

Pajé da aldeia Huni Kuin, Pãnawa. Foto: Cedida

A agenda se estendeu até esta quarta-feira, 20, com uma reunião com a gerente-geral do Hospital Dr. Sansão Gomes, Laura Pontes, com o coordenador do polo base de Tarauacá e as equipes técnicas da Sesacre.

Foram discutidas algumas demandas entre as instituições, propostas e medidas de resolução, além de iniciar a elaboração dos Planos de Metas e Ações da Saúde Indígena para acesso ao Incentivo à Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI).

Técnico da Sesacre, Vanderson Brito. Foto: Cedida

“Tive a oportunidade de voltar a minha aldeia depois de mais de três décadas para ouvir meu povo e propor melhorias para ajudá-los. Foi um dos momentos mais importantes da minha vida. A Saúde Indígena da Sesacre avança diariamente e promete tornar-se referência nacional nessa pasta graças à secretária Paula Mariano e ao governador Gladson Cameli que nos abrem espaço para o diálogo e produção constante com um olhar sensível à causa indígena”, destacou o técnico da Sesacre, Vanderson Brito.