Estado conclui distribuição de kits da merenda escolar com mais de 11 mil famílias atendidas em Rio Branco

Nesta sexta-feira, 26, foram distribuídos os últimos kits com alimentos que estavam no armazém da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em Rio Branco. No total, 11.255 famílias de estudantes de 44 escolas foram beneficiadas. Os critérios são os estabelecidos no Decreto nº 5.628/2020 e da Portaria n.º 984/2020: famílias de alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), beneficiárias do Bolsa Família.

Os alimentos estavam estocados no armazém da SEE, em Rio Branco Foto: Neto Lucena/Secom.

Desde o mês de maio, a equipe da Divisão de Merenda Escolar da SEE vem organizando e levando os kits para as escolas. Além de ajudar as famílias mais carentes, a ação evita que os produtos ultrapassem as datas de validade e fiquem impróprios para o consumo.A escola Josué Fernandes, localizada no Recanto dos Buritis, recebeu 231 kits. A unidade atua com os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e possui cerca de 300 alunos matriculados.

Islânia Magalhães, coordenadora de ensino da Escola Estadual Josué Fernandes Foto: Neto Lucena/ Secom.

Segundo a coordenadora de ensino, Islânia Magalhães, são muitas famílias necessitadas naquela região. “Esses alimentos, esses kits, fazem muita diferença na vida dessas famílias. Nós temos alguns casos de crianças que faziam sua principal refeição na escola, então tudo o que vier acrescenta muito na alimentação deles”.

Neste último dia, os kits chegaram a quatro escolas da capital e a mesma ação também deve ser finalizada nos armazéns de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá Foto: Neto Lucena/Secom.

O chefe da Divisão de Merenda Escolar da SEE, Mauro Moura, explica que agora os armazéns entrarão em reforma e adequação, e a próxima etapa de entrega de alimentos iniciará em breve, em conjunto com a Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), utilizando produtos da agricultura familiar.

“Essa próxima etapa foi uma determinação do governador Gladson Cameli e do secretário Mauro Cruz, pois além de ajudar os alunos a terem ganho nutricional, também ajuda os produtores das cooperativas agrícolas para que não percam seus produtos, explica Moura.

Dessa vez, serão contemplados mais de 13 mil estudantes matriculados no Ensino Médio e também beneficiários do Programa Bolsa Família. Os kits são compostos por frutas, legumes, farinhas, frango, produtos lácteos, doce de banana, polpas de frutas, temperos e ainda o kit verde que contém alface, couve, cebolinha, coentro e chicória.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter