Estado e ONU realizam oficina para inserção de migrantes no mercado de trabalho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) realizou nesta terça-feira, 18, a oficina Como contratar migrantes na sua empresa?.

A oficina abordou como uma empresa pode atrair, selecionar e reter talentos, além de ampliar as oportunidades de negócios.

“Nós fazemos essas oficinas no mundo todo para a capacitação do setor público e privado. Como incluir essas pessoas no mercado laboral para que elas tenham mais autonomia e possam contribuir para a sociedade de acolhida”, enfatizou uma das palestrantes da OIM, Carla Lorenzi.

O público-alvo são migrantes em situação de vulnerabilidade vindos da Venezuela ou de países vizinhos ao Brasil, bem como o setor privado e parceiros que atuam na integração econômica dessas pessoas. No Acre instituições públicas e empresas privadas participaram da oficina.

A OIM trabalha com diversos parceiros para facilitar o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho formal Foto: Marcos Vicentti/Secom

Na oficina foram indicados nove passos para a fase de seleção do migrante, dentre eles a criação de anúncio de vagas que incentivem a candidaturas de pessoas migrantes, considerar adaptações, qualificação cadastral no E-social, etc. Dicas de gestão como respeitar o uso de adereço ou vestimenta tradicional, ações de formação, cursos de aperfeiçoamento, demonstração de respeito por suas práticas religiosas e culturais.

“A intenção de trazer essa oficina para o Acre é levar informação e segurança para o empresário interessado em contratar os migrantes que se encontram em nosso estado e, assim, inserindo essas pessoas no mercado de trabalho dando autonomia financeira para que possam refazer suas vidas e cuidar de suas famílias”, salientou a diretora de Direitos Humanos, Francisca Brito.

A Constituição Federal e a Lei de Migração nº13.445/2017 garantem aos migrantes no Brasil os mesmos direitos que aos brasileiros. A lei facilita o acesso à documentação e serviços de saúde e educação, o que viabiliza a contratação de migrantes da mesma maneira que qualquer outra pessoa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter