Estado dá dicas de segurança para o Carnaval 2020

O Carnaval é uma festa popular tradicionalmente comemorada em diferentes locais do mundo. No Brasil, é um símbolo cultural conhecido como o maior espetáculo da terra. Os foliões buscam diversão e muita alegria durante os quatro dias que antecedem à Quarta-Feira de Cinzas.

Mas é importante tomar alguns cuidados para evitar possíveis transtornos. Assim, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), lançou a campanha do Carnaval 2020 “O Acre pela vida e a folia garantida”.

No Carnaval 2020, é o Acre pela vida e a folia garantida Imagem: Secom

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, explicou que o objetivo da campanha é orientar os foliões quanto aos cuidados com a segurança. “As forças policiais estarão com o efetivo reforçado nas ruas durante todos os dias de Carnaval, mas é necessário que a população também esteja atenta para estas regras que são básicas, mas que podem evitar muitos transtornos”, afirmou.

A campanha consiste em spots de rádio e cards para as redes sociais, por meio dos quais os foliões são alertados quanto aos cuidados com a segurança. Assim, se você deseja brincar o Carnaval com tranquilidade, fique atento às instruções.

Blitz de Segurança

Ao passar por uma blitz, reduza a velocidade, abaixe os vidros, e acenda a luz interna do seu veículo. Apresente os documentos e fique atento às ordens das autoridades. E antes de tudo, lembre de usar o cinto de segurança.

Imagem: Secom

Bebidas alcoólicas

Tome cuidado com o uso excessivo de bebida alcoólica. O Carnaval é um momento festivo onde todos comemoram com alegria. Não deixe o álcool acabar com a festa. Sua vida é muito mais importante. E lembre: bebida e direção não combinam. Portanto, se beber, não dirija.

Dinheiro no bolso

Evite levar grandes quantias em dinheiro na bolsa ou carteira e dê preferência ao uso do cartão de crédito ou débito. Leve a carteira sempre no bolso da frente da calça.

Imagem: Secom

Se tiver que realizar pagamento em dinheiro, use preferencialmente cédulas de baixo valor e procure não contar dinheiro em locais de muito movimento, pois alguém pode se esbarrar e você pode perder seus pertences.

Celular

Muito cuidado ao usar o celular. O momento é de folia e todo mundo quer tirar aquela foto para mostrar aos amigos, mas todo cuidado é pouco. Guarde o aparelho em um lugar seguro, nunca no bolso de trás da roupa, e atenção para não deixá-lo cair no meio da multidão.

Imagem: Secom

Pequenos Foliões

Evite levar crianças para locais com grande aglomeração de pessoas. Mas caso queira levar os pequenos para se divertir, procure ficar em locais mais calmos e sem muita agitação, onde seus filhos brinquem com espaço e segurança.

Procure não se afastar deles e utilize no seu filho uma pulseira de identificação com o nome e o número de telefone do responsável. Além disso, oriente a criança a procurar a polícia ou bombeiro caso venha a se perder.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter