Estado cria sistema para notificações instantâneas de doenças, para maior controle e resposta

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), lançou na manhã desta sexta-feira, 23, o projeto-piloto do sistema de notificações de doenças compulsórias, ou seja, que devem obrigatoriamente ser informadas ao Ministério da Saúde, para as unidades estaduais de Rio Branco nesse primeiro momento.

“Usaremos uma planilha de todas as notificações de doenças compulsórias, para que os núcleos de vigilância nos informem dentro de 24 horas. Com isso, saberemos em tempo real o número de notificações de doenças no estado, possibilitando que fiquemos de antemão informados de surtos, por exemplo”, pontuou o interlocutor da Rede de Vigilância, Alerta e Resposta (Rede VigiAR-SUS), Marcos Malveira.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), lançou na manhã desta sexta-feira, 23, o projeto-piloto do sistema de notificações de doenças compulsórias Foto: Cedida

A coordenadora estadual do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Carmelinda Gonçalves, explica que doenças como hepatites, HIV, toxoplasmose e rubéola, por exemplo, já são notificadas.

“São notificadas nas unidades, mas precisam ser registradas. Então, esse sistema será para otimização, no momento em que o coordenador ou técnico notifica, o Estado já terá acesso imediato”, explicou Carmelinda.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter