Estado capacita municípios para o Cadastro Único e Bolsa Família

A Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) iniciou a capacitação de servidores que irão preencher os formulários do Cadastro Único para Programas Sociais, nos municípios de Mâncio Lima e Rio Branco do dia 20 ao 23 de outubro.

O público-alvo são as equipes de assistência social municipal que realizarão as entrevistas do Cadastro Único (CadÚnico), totalizando 41 técnicos. As aulas são organizadas de acordo com os temas do CadÚnico e Programa Bolsa Família (PBF). Ao término da capacitação, haverá a avaliação de aprendizagem com um teste final e individual. Será considerado habilitado o aluno que obtiver pelo menos 60% de acertos. O aluno que obtiver índice inferior e essa porcentagem deverá realizar o curso novamente.

O público alvo para essa capacitação são as equipes de assistência social municipal Foto: Cedida

“O curso é de extrema importância para o fortalecimento da equipe do CadÚnico e das políticas públicas de Assistência  Social em Mâncio  Lima. Com a capacitação, nossa equipe poderá oferecer melhor atendimento aos usuários, bem como possibilitar a elaboração de novas estratégias voltadas à realidade do nosso município”, destacou a coordenadora do CadÚnico e PBF em Mâncio Lima, Marilene Pereira.

O treinamento é desenvolvido com o objetivo de capacitar os técnicos do PBF nos municípios, quanto ao desenho, ao funcionamento e aos aspectos básicos do Cadastro Único.

“A iniciativa é fundamental para a qualificação dos novos profissionais contratados pelo município e que atuarão nos oito Cras [Centro de Referência em Assistência Social] de Rio Branco. Teremos a melhoria nos atendimentos e qualidade das informações cadastrais no âmbito do município”, salientou a diretora de Assistência social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, Regiani Cristina de Oliveira.

As capacitações são desenvolvidas com o objetivo de capacitar os técnicos do PBF nos municípios Foto: Cedida

Programa Bolsa Família e Cadastro Único

Os programas Bolsa Família e Cadastro Único têm por objetivo ampliar a cidadania, promover a inclusão social e superar a miséria. Atuando de forma conjunta, têm apresentado impactos visíveis na vida econômica e social do país, com a melhoria de diversos indicadores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter