Cerca de 30 famílias de agricultores familiares extrativistas do Seringal Guanabara, na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Assis Brasil, foram beneficiadas com uma capacitação em boas práticas e produção de mudas de castanha-do-brasil em sistema de miniestufas, realizada por equipe técnica de Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), nesta quarta-feira, 31, e quinta, 1º.
O objetivo da capacitação é promover práticas que considerem a preservação ambiental, uma vez que incentiva os extrativistas a produzirem suas próprias mudas de castanheira, para plantio em áreas de clareiras das suas colocações de mata nativa.
Ou seja, as boas práticas de produção de castanha-do-brasil e produção de mudas de castanheira evitam desmatamentos, pois ocorrem em sistema de miniestufas.
Segundo a engenheira agrônoma Eneide Taumaturgo, a necessidade de adoção de boas práticas para esse segmento produtivo se deu diante da necessidade de comercializar castanha de qualidade, tendo em vista as demandas do mercado. “Essa exigência se dá em caráter nacional e internacional e temos boas perspectivas, conforme a boa aceitação das comunidades em relação ao tema”, avaliou.