Estado anuncia edital de incentivo à cultura

O Governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), lançou oficialmente na manhã desta sexta-feira, 19, no Casarão, o edital do Fundo Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – Funcultura, edição 2019.

Nesta edição estão disponibilizados 400 mil reais que irão contemplar variados projetos. Desse total 40% estão destinados exclusivamente para projetos dos 22 municípios do estado, e os demais irão contemplar os projetos da capital Rio Branco.

Presidente da FEM, Manoel Pedro, recebendo artistas no lançamento do edital Foto: Edson Bruno

O objetivo do edital é apoiar, por meio de repasse de recursos financeiros do Funcultura, as melhores propostas de caráter cultural. A seleção de projetos será nas áreas de Arte, Patrimônio Cultural e Humanidades, destinados à produção, formação, divulgação, circulação e intercâmbio que contribuam para o desenvolvimento artístico-cultural de todos os municípios do Estado do Acre, ampliando o acesso da população aos bens e serviços culturais, apoiando a produção e a expressão cultural.

“Vamos lutar por mais recursos. Nesse momento precisamos valorizar esses artistas, que esperaram por dois anos esse edital. A educação transforma, mas a cultura é que constrói”, frisou o presidente da FEM Manoel Pedro.

O produtor musical Bala Padula relata a expectativa do seu projeto ser contemplado no edital, o jovem produtor pretende inscrever a gravação do CD da sua banda, e um projeto de seu pai. “Faz um tempo que a gente vem lutando, agora vejo com bons olhos esse edital lançado pela Fundação Elias Mansour, vamos acreditar que dará certo”, comentou Bala Padula.

Produtor musical Bala Padula relatando sua expectativa Foto: Edson Bruno

O lançamento contou com a participação dos representantes do Conselho Estadual de Cultura do Estado, apresentação artística, presença de renomados artistas da cidade e fazedores de cultura, além de representantes do governo como a secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro, e a porta-voz do governo, Mirla Miranda.

Apresentação de dança da artista Paula Santos Foto: Edson Bruno

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e pode ser acessado para inscrição e informações pelo link abaixo.

Edital de Fomento e Incentivo à Cultura – 2019

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter